Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Renato Luís de Souza
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29302
Resumo: A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade.
id UFRGS-2_04490e22d5b12536ddf48f67c7e0da14
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29302
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Renato Luís de SouzaTarouco, Liane Margarida RockenbachPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:30Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29302000763389A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.1 (2008), 11 f.Avaliação formativaObjeto de aprendizagemAvaliação da aprendizagemAvaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORMinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763389.pdf.txt000763389.pdf.txtExtracted Texttext/plain31201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/2/000763389.pdf.txtde8db0c05d0023e93fb21898c1f12cecMD52ORIGINAL000763389.pdf000763389.pdfTexto completoapplication/pdf163345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/1/000763389.pdffc2ad5dfe977f426237f6e82739a9eaeMD51THUMBNAIL000763389.pdf.jpg000763389.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/3/000763389.pdf.jpgf0f999c961ba2aeb78af0ac6f40a90ceMD5310183/293022019-11-09 04:50:06.547084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29302Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
title Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
spellingShingle Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
Dutra, Renato Luís de Souza
Avaliação formativa
Objeto de aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
title_short Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
title_full Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
title_fullStr Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
title_full_unstemmed Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
title_sort Avaliação formativa usando objetos de aprendizagem SCORM
author Dutra, Renato Luís de Souza
author_facet Dutra, Renato Luís de Souza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Renato Luís de Souza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Objeto de aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
topic Avaliação formativa
Objeto de aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
description A Avaliação formativa tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos com a adoção de ciclos de aprendizagem e com a preocupação maior com o processo de ensino-aprendizagem. Na EAD, o processo de avaliação formativa tem sido bastante valorizado principalmente por permitir o constante feedback aos alunos e por permitir que professores e alunos regulem o processo de ensino-aprendizagem a distância. O apoio ao processo de avaliação formativa nos diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), muitas vezes tem sido feito através de iniciativas que envolvem uso de sistemas multi-agentes e acompanhamento das atividades dos alunos. Entretanto, essas soluções possuem limitações como não a não portabilidade para diferentes AVA. Nesse sentido, a utilização de Objetos de Aprendizagem SCORM, através de seu mecanismo de rastreamento é uma alternativa de apoio à avaliação formativa garantindo total portabilidade e interoperabilidade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29302
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763389
identifier_str_mv 1679-1916
000763389
url http://hdl.handle.net/10183/29302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.1 (2008), 11 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/2/000763389.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/1/000763389.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29302/3/000763389.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv de8db0c05d0023e93fb21898c1f12cec
fc2ad5dfe977f426237f6e82739a9eae
f0f999c961ba2aeb78af0ac6f40a90ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447424664076288