Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Laros, Jacob Arie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101
Resumo: O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.
id FCC-2_85595509c0cd5ec59bc85df04d02f406
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2101
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino SuperiorAnálise FatorialAvaliação Do Professor Pelo AlunoConstrução De InstrumentosEnsino SuperiorO presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/210110.18222/eae183620072101Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 75-961984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101/2059Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco BastosLaros, Jacob Arieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2101Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:28Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
title Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
spellingShingle Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos
Análise Fatorial
Avaliação Do Professor Pelo Aluno
Construção De Instrumentos
Ensino Superior
title_short Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
title_full Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
title_fullStr Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
title_full_unstemmed Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
title_sort Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
author Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos
author_facet Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos
Laros, Jacob Arie
author_role author
author2 Laros, Jacob Arie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos
Laros, Jacob Arie
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Fatorial
Avaliação Do Professor Pelo Aluno
Construção De Instrumentos
Ensino Superior
topic Análise Fatorial
Avaliação Do Professor Pelo Aluno
Construção De Instrumentos
Ensino Superior
description O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101
10.18222/eae183620072101
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101
identifier_str_mv 10.18222/eae183620072101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101/2059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 75-96
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 75-96
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 75-96
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420283662336