Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101 |
Resumo: | O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula. |
id |
FCC-2_85595509c0cd5ec59bc85df04d02f406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2101 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino SuperiorAnálise FatorialAvaliação Do Professor Pelo AlunoConstrução De InstrumentosEnsino SuperiorO presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/210110.18222/eae183620072101Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 75-96Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 75-961984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101/2059Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco BastosLaros, Jacob Arieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2101Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:28Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
title |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
spellingShingle |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos Análise Fatorial Avaliação Do Professor Pelo Aluno Construção De Instrumentos Ensino Superior |
title_short |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
title_full |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
title_fullStr |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
title_sort |
Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior |
author |
Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos |
author_facet |
Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos Laros, Jacob Arie |
author_role |
author |
author2 |
Laros, Jacob Arie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres-Dos-Santos, Luiz Francisco Bastos Laros, Jacob Arie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Fatorial Avaliação Do Professor Pelo Aluno Construção De Instrumentos Ensino Superior |
topic |
Análise Fatorial Avaliação Do Professor Pelo Aluno Construção De Instrumentos Ensino Superior |
description |
O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101 10.18222/eae183620072101 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183620072101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2101/2059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 75-96 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 75-96 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 75-96 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 75-96 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420283662336 |