Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandra Cristina Evangelista
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5822
Resumo: As expectativas têm sido apontadas pela literatura da área como um importante elemento que condiciona e influencia o percurso académico dos estudantes universitários (Campos & Freitas, 2008). O objetivo primordial deste estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as expectativas profissionais dos estudantes do ensino superior, e ainda comparar as expectativas entre sexo s e anos curriculares (1º e 3º ano). Para o efeito, procedeu-se ao desenvolvimento da EEPEES, à análise da sua consistência interna e à sua estrutura fatorial. No presente estudo participaram 468 estudantes sendo que 21,4% pertencem ao sexo masculino e 78,6% ao sexo feminino com idades compreendias entre os 18 e os 30 anos. Os resultados apontam para uma consistência interna aceitável (α total=.779) e sugerem que a escala revela propriedades psicométricas aceitáveis que podem legitimar a sua aplicação em investigações futuras. No que concerne ao sexo, são os indivíduos do sexo masculino que reportam maior índice de expectativas assim como os estudantes do 1º ano quando comparados com os do 3º ano de licenciatura.
id RCAP_9ffd989e571942c3d3d7ac0b9584dcca
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superiorAlunos do ensino superiorExpetativasJovens universitáriosConsistência internaAnálise fatorialAs expectativas têm sido apontadas pela literatura da área como um importante elemento que condiciona e influencia o percurso académico dos estudantes universitários (Campos & Freitas, 2008). O objetivo primordial deste estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as expectativas profissionais dos estudantes do ensino superior, e ainda comparar as expectativas entre sexo s e anos curriculares (1º e 3º ano). Para o efeito, procedeu-se ao desenvolvimento da EEPEES, à análise da sua consistência interna e à sua estrutura fatorial. No presente estudo participaram 468 estudantes sendo que 21,4% pertencem ao sexo masculino e 78,6% ao sexo feminino com idades compreendias entre os 18 e os 30 anos. Os resultados apontam para uma consistência interna aceitável (α total=.779) e sugerem que a escala revela propriedades psicométricas aceitáveis que podem legitimar a sua aplicação em investigações futuras. No que concerne ao sexo, são os indivíduos do sexo masculino que reportam maior índice de expectativas assim como os estudantes do 1º ano quando comparados com os do 3º ano de licenciatura.Expectations about one’s professional future have been identified in the literature as an important element that determines and influences the academic career of university students (Campos & Freitas, 2008). The aim of this study was to construct and validate an instrument to assess the professional expectations of college under-graduate students, and also compare the professional expectations between gender and graduation year (1st and 3rd year). To this purpose, after developing the Professional expectations Scale, with 11 items, statistical analysis were performed in order to determine its internal consistency and the factor structure. Participants were 468 students, 21.4% male and 78.6% female, aged between 18 and 30 years old. The results indicated an acceptable internal consistency (Cronbach’s α = .779) and confirmatory factorial analysis confirmed a unic factor. The Professional Expectations Scale reveals acceptable psychometric properties which legitimize its use in future investigations. With respect to group differences, males reported higher professional expectations as well as students attending the 1st year.2016-04-27T14:37:14Z2016-04-27T00:00:00Z2016-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5822porMartins, Alexandra Cristina Evangelistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:01.531159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
title Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
spellingShingle Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
Martins, Alexandra Cristina Evangelista
Alunos do ensino superior
Expetativas
Jovens universitários
Consistência interna
Análise fatorial
title_short Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
title_full Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
title_fullStr Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
title_full_unstemmed Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
title_sort Esperança, perceção geral de saúde, dimensões da depressão e expectativas profissionais em jovens do ensino superior
author Martins, Alexandra Cristina Evangelista
author_facet Martins, Alexandra Cristina Evangelista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandra Cristina Evangelista
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos do ensino superior
Expetativas
Jovens universitários
Consistência interna
Análise fatorial
topic Alunos do ensino superior
Expetativas
Jovens universitários
Consistência interna
Análise fatorial
description As expectativas têm sido apontadas pela literatura da área como um importante elemento que condiciona e influencia o percurso académico dos estudantes universitários (Campos & Freitas, 2008). O objetivo primordial deste estudo foi construir e validar uma escala para avaliar as expectativas profissionais dos estudantes do ensino superior, e ainda comparar as expectativas entre sexo s e anos curriculares (1º e 3º ano). Para o efeito, procedeu-se ao desenvolvimento da EEPEES, à análise da sua consistência interna e à sua estrutura fatorial. No presente estudo participaram 468 estudantes sendo que 21,4% pertencem ao sexo masculino e 78,6% ao sexo feminino com idades compreendias entre os 18 e os 30 anos. Os resultados apontam para uma consistência interna aceitável (α total=.779) e sugerem que a escala revela propriedades psicométricas aceitáveis que podem legitimar a sua aplicação em investigações futuras. No que concerne ao sexo, são os indivíduos do sexo masculino que reportam maior índice de expectativas assim como os estudantes do 1º ano quando comparados com os do 3º ano de licenciatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27T14:37:14Z
2016-04-27T00:00:00Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5822
url http://hdl.handle.net/10348/5822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137083662532608