O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão, Maria Eugênia
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Beltão, Kaizô Iwakami, Leite, Iuri Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.
id FCC-2_85c4062a9fce823f35a328a069b3e5f8
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2186
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99Conjuntos DifusosRedução de DimensionalidadeEscalasEste artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218610.18222/eae02620022186Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 75-921984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186/2143Ferrão, Maria EugêniaBeltão, Kaizô IwakamiLeite, Iuri Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2186Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
title O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
spellingShingle O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
Ferrão, Maria Eugênia
Conjuntos Difusos
Redução de Dimensionalidade
Escalas
title_short O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
title_full O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
title_fullStr O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
title_full_unstemmed O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
title_sort O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
author Ferrão, Maria Eugênia
author_facet Ferrão, Maria Eugênia
Beltão, Kaizô Iwakami
Leite, Iuri Costa
author_role author
author2 Beltão, Kaizô Iwakami
Leite, Iuri Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrão, Maria Eugênia
Beltão, Kaizô Iwakami
Leite, Iuri Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Conjuntos Difusos
Redução de Dimensionalidade
Escalas
topic Conjuntos Difusos
Redução de Dimensionalidade
Escalas
description Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186
10.18222/eae02620022186
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186
identifier_str_mv 10.18222/eae02620022186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186/2143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 75-92
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 75-92
Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 75-92
Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 75-92
Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 75-92
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420697849856