O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão. |
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O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99Conjuntos DifusosRedução de DimensionalidadeEscalasEste artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218610.18222/eae02620022186Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 75-92Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 75-921984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2186/2143Ferrão, Maria EugêniaBeltão, Kaizô IwakamiLeite, Iuri Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2186Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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