Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação. |
id |
FCC-2_866270eabf677890755cec65fbf9897d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2069 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomiaAlfabetizaçãoAvaliação de DesempenhoQualidade do EnsinoPrograma Alfabetização na Idade Certa (Paic)Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/206910.18222/eae194120082069Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 433-4481984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069/2027Marques, Cláudio de AlbuquerqueRibeiro, Ana Paula de MedeirosCiasca, Maria Isabel Filgueiras Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2069Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
title |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
spellingShingle |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia Marques, Cláudio de Albuquerque Alfabetização Avaliação de Desempenho Qualidade do Ensino Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) |
title_short |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
title_full |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
title_fullStr |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
title_full_unstemmed |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
title_sort |
Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia |
author |
Marques, Cláudio de Albuquerque |
author_facet |
Marques, Cláudio de Albuquerque Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Cláudio de Albuquerque Ribeiro, Ana Paula de Medeiros Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Avaliação de Desempenho Qualidade do Ensino Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) |
topic |
Alfabetização Avaliação de Desempenho Qualidade do Ensino Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) |
description |
Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069 10.18222/eae194120082069 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae194120082069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069/2027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 433-448 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 433-448 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 433-448 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420238573568 |