Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cláudio de Albuquerque
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros, Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.
id FCC-2_866270eabf677890755cec65fbf9897d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2069
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomiaAlfabetizaçãoAvaliação de DesempenhoQualidade do EnsinoPrograma Alfabetização na Idade Certa (Paic)Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/206910.18222/eae194120082069Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 433-448Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 433-4481984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069/2027Marques, Cláudio de AlbuquerqueRibeiro, Ana Paula de MedeirosCiasca, Maria Isabel Filgueiras Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2069Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
title Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
spellingShingle Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
Marques, Cláudio de Albuquerque
Alfabetização
Avaliação de Desempenho
Qualidade do Ensino
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic)
title_short Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
title_full Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
title_fullStr Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
title_full_unstemmed Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
title_sort Paic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia
author Marques, Cláudio de Albuquerque
author_facet Marques, Cláudio de Albuquerque
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cláudio de Albuquerque
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Avaliação de Desempenho
Qualidade do Ensino
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic)
topic Alfabetização
Avaliação de Desempenho
Qualidade do Ensino
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic)
description Este artigo tem como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), especificamente no eixo de Avaliação, durante o ano de 2007, na busca de cumprir com uma de suas metas prioritárias: ajudar os municípios cearenses a implantar sistemas municipais de avaliação. A estratégia desse programa foi iniciar as atividades pela avaliação dos alunos, buscando criar um ambiente em que o próprio município conduziria todo o processo de forma autônoma e, conseqüentemente, tendo condições para conhecer a realidade não apenas da educação municipal como também de todos os seus alunos, individualmente. Dessa forma, o artigo traz a metodologia utilizada na elaboração do instrumental que compôs o protocolo de avaliação de 2007, bem como as ações inovadoras desenvolvidas no que se refere à divulgação dos resultados. As conseqüências esperadas das ações do programa já começaram a ser detectadas por meio do grande compromisso e envolvimento dos municípios no decorrer de todo o processo de avaliação e, sobretudo, de intervenção na busca de melhorias na qualidade da educação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069
10.18222/eae194120082069
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069
identifier_str_mv 10.18222/eae194120082069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2069/2027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 433-448
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 433-448
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 433-448
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 433-448
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420238573568