Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cely do Socorro Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2720
Resumo: O estudo centrou-se na análise de documentos oficiais que versam sobre avaliação do desempenho docente emitidos pelo Ministério de Educação e Ciência de Portugal no período de 2009 a 2012. Parte-se do pressuposto de que tais documentos respondem a uma política oficial de avaliação docente de cunho somativo e meritocrático, cujos padrões de desempenho revelam uma política nacional de controle, orientação, monitoramento, supervisão do trabalho dos professores que se reflete na profissionalização docente.
id FCC-2_95352a484fc74035ba22cdf255dfaf99
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2720
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em PortugalAvaliação DocentePadrão de DesempenhoPolítica EducacionalO estudo centrou-se na análise de documentos oficiais que versam sobre avaliação do desempenho docente emitidos pelo Ministério de Educação e Ciência de Portugal no período de 2009 a 2012. Parte-se do pressuposto de que tais documentos respondem a uma política oficial de avaliação docente de cunho somativo e meritocrático, cujos padrões de desempenho revelam uma política nacional de controle, orientação, monitoramento, supervisão do trabalho dos professores que se reflete na profissionalização docente.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272010.18222/eae245520132720Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 64-93Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 64-93Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 64-93Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 64-93Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 64-931984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2720/2671Nunes, Cely do Socorro Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2720Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
title Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
spellingShingle Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
Nunes, Cely do Socorro Costa
Avaliação Docente
Padrão de Desempenho
Política Educacional
title_short Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
title_full Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
title_fullStr Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
title_full_unstemmed Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
title_sort Avaliação docente: monitoramento do trabalho dos professores em Portugal
author Nunes, Cely do Socorro Costa
author_facet Nunes, Cely do Socorro Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cely do Socorro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Docente
Padrão de Desempenho
Política Educacional
topic Avaliação Docente
Padrão de Desempenho
Política Educacional
description O estudo centrou-se na análise de documentos oficiais que versam sobre avaliação do desempenho docente emitidos pelo Ministério de Educação e Ciência de Portugal no período de 2009 a 2012. Parte-se do pressuposto de que tais documentos respondem a uma política oficial de avaliação docente de cunho somativo e meritocrático, cujos padrões de desempenho revelam uma política nacional de controle, orientação, monitoramento, supervisão do trabalho dos professores que se reflete na profissionalização docente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2720
10.18222/eae245520132720
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2720
identifier_str_mv 10.18222/eae245520132720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2720/2671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 64-93
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 64-93
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 64-93
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 64-93
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 64-93
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421518884864