Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Bezzon da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Tatiana Noronha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2004
Resumo: Nas últimas décadas, a discussão sobre qualidade tem ganhado força e espaço nas políticas públicas e instituições de ensino. Assim, no intuito de contribuir com os estudos sobre avaliação da qualidade na educação infantil, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização da Escala de Avaliação de Ambientes Coletivos para Crianças de O a 30 meses (Esac), versão traduzida de uma escala norte-americana para avaliação de ambientes de creches brasileiras. Por meio de aplicações da escala por pares independentes e aplicações individuais, foram observadas seis turmas de crianças (6-27 meses) de cinco creches (uma universitária, duas conveniadas, uma municipal e uma particular autorizada). Os resultados apontam para questões importantes a serem levadas em conta no uso da escala no contexto brasileiro. Observou-se que o resultado numérico, por si só, não facilita a caracterização das turmas em seus modelos pedagógicos, sendo importante considerar os detalhes de cada indicador e o processo de aplicação do instrumento. Aponta-se, portanto, para a necessidade de um diálogo entre a escala, seu uso e o contexto avaliado, o que possibilitará a discussão necessária para a compreensão da avaliação e de possíveis metas para a promoção da qualidade.
id FCC-2_9a567587aeeb2082aeee20b73839ca01
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2004
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de crechesEducação infantilAvaliaçãoCrecheQualidade do ensinoNas últimas décadas, a discussão sobre qualidade tem ganhado força e espaço nas políticas públicas e instituições de ensino. Assim, no intuito de contribuir com os estudos sobre avaliação da qualidade na educação infantil, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização da Escala de Avaliação de Ambientes Coletivos para Crianças de O a 30 meses (Esac), versão traduzida de uma escala norte-americana para avaliação de ambientes de creches brasileiras. Por meio de aplicações da escala por pares independentes e aplicações individuais, foram observadas seis turmas de crianças (6-27 meses) de cinco creches (uma universitária, duas conveniadas, uma municipal e uma particular autorizada). Os resultados apontam para questões importantes a serem levadas em conta no uso da escala no contexto brasileiro. Observou-se que o resultado numérico, por si só, não facilita a caracterização das turmas em seus modelos pedagógicos, sendo importante considerar os detalhes de cada indicador e o processo de aplicação do instrumento. Aponta-se, portanto, para a necessidade de um diálogo entre a escala, seu uso e o contexto avaliado, o que possibilitará a discussão necessária para a compreensão da avaliação e de possíveis metas para a promoção da qualidade.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/200410.18222/eae224820112004Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 137-158Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 137-158Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 137-158Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 137-158Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 137-1581984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2004/1967Silva, Juliana Bezzon daSouza, Tatiana Noronha deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2004Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
title Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
spellingShingle Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
Silva, Juliana Bezzon da
Educação infantil
Avaliação
Creche
Qualidade do ensino
title_short Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
title_full Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
title_fullStr Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
title_full_unstemmed Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
title_sort Análise da utilização de uma escala para avaliação da qualidade de creches
author Silva, Juliana Bezzon da
author_facet Silva, Juliana Bezzon da
Souza, Tatiana Noronha de
author_role author
author2 Souza, Tatiana Noronha de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Bezzon da
Souza, Tatiana Noronha de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Avaliação
Creche
Qualidade do ensino
topic Educação infantil
Avaliação
Creche
Qualidade do ensino
description Nas últimas décadas, a discussão sobre qualidade tem ganhado força e espaço nas políticas públicas e instituições de ensino. Assim, no intuito de contribuir com os estudos sobre avaliação da qualidade na educação infantil, a presente pesquisa objetiva analisar a utilização da Escala de Avaliação de Ambientes Coletivos para Crianças de O a 30 meses (Esac), versão traduzida de uma escala norte-americana para avaliação de ambientes de creches brasileiras. Por meio de aplicações da escala por pares independentes e aplicações individuais, foram observadas seis turmas de crianças (6-27 meses) de cinco creches (uma universitária, duas conveniadas, uma municipal e uma particular autorizada). Os resultados apontam para questões importantes a serem levadas em conta no uso da escala no contexto brasileiro. Observou-se que o resultado numérico, por si só, não facilita a caracterização das turmas em seus modelos pedagógicos, sendo importante considerar os detalhes de cada indicador e o processo de aplicação do instrumento. Aponta-se, portanto, para a necessidade de um diálogo entre a escala, seu uso e o contexto avaliado, o que possibilitará a discussão necessária para a compreensão da avaliação e de possíveis metas para a promoção da qualidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2004
10.18222/eae224820112004
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2004
identifier_str_mv 10.18222/eae224820112004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2004/1967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 137-158
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 137-158
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 137-158
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 137-158
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 137-158
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i48
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419864231936