Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oestreich, Marlise
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95903
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
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spelling Democratização da educação infantil no município de Florianópolis: uma análise das creches ampliadasEducaçãoFlorianopolis (SC)Educação infantilAvaliaçãoCrechesFlorianopolis (SC)Qualidade (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA presente pesquisa teve como objeto compreender a democratização da Educação Infantil no município de Florianópolis, analisando em especial uma das recentes estratégias de ampliação do atendimento: as #creches ampliadas#. Neste sentido a pesquisa evidenciou as tensões sempre presentes e atuais a respeito da dualidade entre a quantidade e a qualidade. Partiu-se da luta pela Educação para Todos, datada do Manifesto dos Pioneiros de 1932, chegando-se aos avanços inscritos nas Constituições Federais e Leis de Diretrizes e Bases (LDBs) com relação ao direito à Educação e, mais recentemente, com a inserção do direito das crianças de 0 a 6 anos à educação, resultado das lutas dos movimentos sociais em prol da democratização da educação para todos. Como a expansão do atendimento diz respeito à quantidade, foi preciso, também, trazer os elementos da qualidade para a pesquisa. Assim, no nosso país, em cumprimento às metas do PNE/2001, foram estabelecidos os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil em 2006; posteriormente, em 2009, foram publicados os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, com o objetivo de incentivar e promover a avaliação da qualidade da educação oferecida às crianças, fornecendo um instrumento que auxilia instituições educativas e redes de ensino nesta tarefa. Nesta pesquisa procurou-se analisar a expansão da Educação Infantil em Florianópolis, identificando-se as principais estratégias de ampliação utilizadas pelos governos municipais desde o início do funcionamento da rede de educação infantil pública. Focalizou-se, em especial, a estratégia da atual gestão de ampliação das instituições, convertendo-as no que vem sendo conhecido como #creches ampliadas#. Esta estratégia tem sido a que mais impacto produziu na expansão de atendimento. Procurou-se identificar os critérios de seleção das instituições que sofreram esta ampliação, considerando as regiões do município, confrontando-se estes critérios com as #listas de espera#, os dados populacionais e os dados de cobertura de atendimento de crianças com faixa etária de 0 a 5 anos. Tendo isto presente, procurou-se identificar, por meio de entrevistas realizadas em uma #creche ampliada#, quais seriam os impactos desta ampliação no espaço físico, na gestão, na organização do trabalho pedagógico e do trabalho coletivo dos professores e na atuação dos demais profissionais. Procurou-se, deste modo, averiguar as relações entre este #modelo# e a qualidade do atendimento oferecido às crianças que o frequentamFlorianópolis, SCCampos, Roselane de FatimaUniversidade Federal de Santa CatarinaOestreich, Marlise2012-10-26T06:59:40Z2012-10-26T06:59:40Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis209 p.| grafs., tabs.application/pdf299985http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95903porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T15:47:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:47:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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