Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pesce, Lucila
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956
Resumo: O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.
id FCC-2_9ae58912225804cb01efcfef78f42ac9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1956
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadoresAvaliação da AprendizagemFormação de ProfessoresEducação ContinuadaEnsino a DistânciaO presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/195610.18222/eae235120121956Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 190-2121984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956/1934Pesce, Lucilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1956Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
title Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
spellingShingle Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
Pesce, Lucila
Avaliação da Aprendizagem
Formação de Professores
Educação Continuada
Ensino a Distância
title_short Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
title_full Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
title_fullStr Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
title_sort Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
author Pesce, Lucila
author_facet Pesce, Lucila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pesce, Lucila
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Formação de Professores
Educação Continuada
Ensino a Distância
topic Avaliação da Aprendizagem
Formação de Professores
Educação Continuada
Ensino a Distância
description O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956
10.18222/eae235120121956
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956
identifier_str_mv 10.18222/eae235120121956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956/1934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 190-212
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 190-212
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 190-212
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419818094592