Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956 |
Resumo: | O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta. |
id |
FCC-2_9ae58912225804cb01efcfef78f42ac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1956 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadoresAvaliação da AprendizagemFormação de ProfessoresEducação ContinuadaEnsino a DistânciaO presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/195610.18222/eae235120121956Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 190-212Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 190-2121984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956/1934Pesce, Lucilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1956Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
title |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores Pesce, Lucila Avaliação da Aprendizagem Formação de Professores Educação Continuada Ensino a Distância |
title_short |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
title_full |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores |
author |
Pesce, Lucila |
author_facet |
Pesce, Lucila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pesce, Lucila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Formação de Professores Educação Continuada Ensino a Distância |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Formação de Professores Educação Continuada Ensino a Distância |
description |
O presente texto apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de efetivação da avaliação formativa, nos programas online de formação continuada de educadores. Para tanto, inicia com a tematização de conceitos relativos às abordagens de avaliação de aprendizagem, situando-as como decorrentes das diversas concepções de conhecimento. Prossegue, caracterizando a avaliação formativa e considerando sobre os dispositivos dos ambientes virtuais de aprendizagem que podem contribuir com a efetivação da avaliação formativa, no âmbito dos programas online de formação continuada de educadores. Finaliza, com a advertência de que, embora os dispositivos dos ambientes de rede ofereçam recursos para que se efetive a avaliação formativa, estas interfaces não se consubstanciam como elementos definidores da abordagem de avaliação da aprendizagem, nos programas online de formação continuada de educadores, mas sim a concepção educacional que os sustenta. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956 10.18222/eae235120121956 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235120121956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1956/1934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 190-212 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 190-212 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 190-212 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 190-212 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419818094592 |