Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Adriana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva, Vandré Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.
id FCC-2_a2c0366dd28ea22407a7e35dedabe4f2
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2145
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questõesSaebQualidade De EnsinoParâmetros Curriculares NacionaisSistema De AvaliaçãoPolíticas EducacionaisEste trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.Fundação Carlos Chagas2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/214510.18222/eae163120052145Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 31 (2005); 133-1521984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145/2102Bauer, AdrianaSilva, Vandré Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2145Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:31Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
title Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
spellingShingle Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
Bauer, Adriana
Saeb
Qualidade De Ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais
Sistema De Avaliação
Políticas Educacionais
title_short Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
title_full Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
title_fullStr Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
title_full_unstemmed Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
title_sort Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
author Bauer, Adriana
author_facet Bauer, Adriana
Silva, Vandré Gomes da
author_role author
author2 Silva, Vandré Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Adriana
Silva, Vandré Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Saeb
Qualidade De Ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais
Sistema De Avaliação
Políticas Educacionais
topic Saeb
Qualidade De Ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais
Sistema De Avaliação
Políticas Educacionais
description Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145
10.18222/eae163120052145
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145
identifier_str_mv 10.18222/eae163120052145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145/2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 31 (2005); 133-152
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 31 (2005); 133-152
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 31 (2005); 133-152
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420632838144