Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir. |
id |
FCC-2_a2c0366dd28ea22407a7e35dedabe4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2145 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questõesSaebQualidade De EnsinoParâmetros Curriculares NacionaisSistema De AvaliaçãoPolíticas EducacionaisEste trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.Fundação Carlos Chagas2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/214510.18222/eae163120052145Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 31 (2005); 133-152Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 31 (2005); 133-1521984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145/2102Bauer, AdrianaSilva, Vandré Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2145Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:31Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
title |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
spellingShingle |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões Bauer, Adriana Saeb Qualidade De Ensino Parâmetros Curriculares Nacionais Sistema De Avaliação Políticas Educacionais |
title_short |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
title_full |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
title_fullStr |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
title_full_unstemmed |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
title_sort |
Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões |
author |
Bauer, Adriana |
author_facet |
Bauer, Adriana Silva, Vandré Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vandré Gomes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Adriana Silva, Vandré Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saeb Qualidade De Ensino Parâmetros Curriculares Nacionais Sistema De Avaliação Políticas Educacionais |
topic |
Saeb Qualidade De Ensino Parâmetros Curriculares Nacionais Sistema De Avaliação Políticas Educacionais |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145 10.18222/eae163120052145 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae163120052145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2145/2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 31 (2005); 133-152 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 31 (2005); 133-152 Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 31 (2005); 133-152 Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 31 (2005); 133-152 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420632838144 |