Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzano, Paula
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rocha, Valéria, Moriconi, Gabriela Miranda, Oliveira, Romualdo Portela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463
Resumo: Neste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas.
id FCC-2_a798cd36a0aeb67d3154e52950e7388b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2463
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no BrasilMagistérioSalárioformação de ProfessoresAnálise QuantitativaEducação ContinuadaNeste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246310.18222/eae214720102463Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 543-5681984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463/2417Louzano, PaulaRocha, ValériaMoriconi, Gabriela MirandaOliveira, Romualdo Portela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T18:42:56Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2463Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T18:42:56Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
title Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
spellingShingle Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
Louzano, Paula
Magistério
Salário
formação de Professores
Análise Quantitativa
Educação Continuada
title_short Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
title_full Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
title_fullStr Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
title_full_unstemmed Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
title_sort Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
author Louzano, Paula
author_facet Louzano, Paula
Rocha, Valéria
Moriconi, Gabriela Miranda
Oliveira, Romualdo Portela de
author_role author
author2 Rocha, Valéria
Moriconi, Gabriela Miranda
Oliveira, Romualdo Portela de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louzano, Paula
Rocha, Valéria
Moriconi, Gabriela Miranda
Oliveira, Romualdo Portela de
dc.subject.por.fl_str_mv Magistério
Salário
formação de Professores
Análise Quantitativa
Educação Continuada
topic Magistério
Salário
formação de Professores
Análise Quantitativa
Educação Continuada
description Neste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463
10.18222/eae214720102463
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463
identifier_str_mv 10.18222/eae214720102463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463/2417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 543-568
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 543-568
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 543-568
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v21i47
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421495816192