Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463 |
Resumo: | Neste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas. |
id |
FCC-2_a798cd36a0aeb67d3154e52950e7388b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2463 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no BrasilMagistérioSalárioformação de ProfessoresAnálise QuantitativaEducação ContinuadaNeste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246310.18222/eae214720102463Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 543-568Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 543-5681984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463/2417Louzano, PaulaRocha, ValériaMoriconi, Gabriela MirandaOliveira, Romualdo Portela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T18:42:56Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2463Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T18:42:56Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
title |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
spellingShingle |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil Louzano, Paula Magistério Salário formação de Professores Análise Quantitativa Educação Continuada |
title_short |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
title_full |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
title_fullStr |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
title_full_unstemmed |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
title_sort |
Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil |
author |
Louzano, Paula |
author_facet |
Louzano, Paula Rocha, Valéria Moriconi, Gabriela Miranda Oliveira, Romualdo Portela de |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Valéria Moriconi, Gabriela Miranda Oliveira, Romualdo Portela de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louzano, Paula Rocha, Valéria Moriconi, Gabriela Miranda Oliveira, Romualdo Portela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Magistério Salário formação de Professores Análise Quantitativa Educação Continuada |
topic |
Magistério Salário formação de Professores Análise Quantitativa Educação Continuada |
description |
Neste trabalho, buscou-se identificar os problemas que o Brasil encontra para selecionar e contratar bons professores. Há poucos incentivos financeiros para os melhores alunos do ensino médio se tornarem docentes. Além disso, o Brasil atrai indivíduos com baixo rendimento acadêmico e com perfil socioecoômico mais baixo para cursos de formação de professores. Um estudo empírico buscou analisar a qualidade da formação inicial oferecida a esses futuros professores, utilizando os dados do Enade. Ele revelou que os cursos de Pedagogia das insituições públicas são, na média, melhores que os das instituições privadas, mesmo quando levamos em consideração o contexto socioeconômico dos alunos desses cursos. No entanto, essa vantagem desaparece quando se considera a experiência prévia na docência. entre os graduados de Pedagogia que já deram aulas ou já são professores - dois terços dos açunos - não se observam diferenças significativas no resultado Enade entre os alunos de instituições públicas e privadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463 10.18222/eae214720102463 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214720102463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2463/2417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 543-568 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 543-568 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 543-568 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 543-568 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v21i47 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421495816192 |