Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227 |
Resumo: | A autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior. |
id |
FCC-2_aae74cecd8f71cf42c1bca1c9910e5b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2227 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superiorAvaliação InstitucionalInstituições de EnsinoEnsino SuperiorA autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior.Fundação Carlos Chagas2000-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/222710.18222/eae02120002227Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; N. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; n. 21 (2000); 93-1081984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227/2185Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:15:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2227Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:15:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
title |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
spellingShingle |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior Gatti, Bernardete A. Avaliação Institucional Instituições de Ensino Ensino Superior |
title_short |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
title_full |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
title_fullStr |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
title_sort |
Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior |
author |
Gatti, Bernardete A. |
author_facet |
Gatti, Bernardete A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Institucional Instituições de Ensino Ensino Superior |
topic |
Avaliação Institucional Instituições de Ensino Ensino Superior |
description |
A autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227 10.18222/eae02120002227 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02120002227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227/2185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 21 (2000); 93-108 Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108 Estudos em Avaliação Educacional; N. 21 (2000); 93-108 Estudos em Avaliação Educacional; n. 21 (2000); 93-108 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420753424384 |