Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227
Resumo: A autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior.
id FCC-2_aae74cecd8f71cf42c1bca1c9910e5b7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2227
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superiorAvaliação InstitucionalInstituições de EnsinoEnsino SuperiorA autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior.Fundação Carlos Chagas2000-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/222710.18222/eae02120002227Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; N. 21 (2000); 93-108Estudos em Avaliação Educacional; n. 21 (2000); 93-1081984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227/2185Gatti, Bernardete A.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:15:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2227Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:15:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
title Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
spellingShingle Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
Gatti, Bernardete A.
Avaliação Institucional
Instituições de Ensino
Ensino Superior
title_short Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
title_full Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
title_fullStr Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
title_sort Avaliação institucional e acompanhamento de instituições de ensino superior
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Institucional
Instituições de Ensino
Ensino Superior
topic Avaliação Institucional
Instituições de Ensino
Ensino Superior
description A autora inicia ampla discussão sobre avaliação apresentando considerações sobre o que não é a avaliação que muitos fazem e nela acreditam. A seguir, em períodos curtos, mostra o sentido educacional e social da avaliação por intermédio da análise de um conjunto expressivo de questões básicas para a concretização de uma avaliação conseqüente. A parte nuclear do artigo é a experiência inédita de avaliação das instituições sob a jurisdição do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Explica a política definida pela Câmara de Educação Superior e revela a dinâmica do processo de avaliação institucional, ressalta a importância para a sociedade das informações coletadas e, particularmente, para o mercado de trabalho, que fica a par da qualidade das instituições responsáveis pela formação profissional em nível superior. O trabalho de GATTI vai mais além e mostra a importância da avaliação para o aprimoramento e a dinamização das instituições de ensino superior.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227
10.18222/eae02120002227
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227
identifier_str_mv 10.18222/eae02120002227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2227/2185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 21 (2000); 93-108
Estudos em Avaliação Educacional; No. 21 (2000); 93-108
Estudos em Avaliação Educacional; N. 21 (2000); 93-108
Estudos em Avaliação Educacional; n. 21 (2000); 93-108
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420753424384