Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2467 |
Resumo: | Levando-se em consideração que a avaliação docente é um dos pontos que constituem o processo de Avaliação Institucional nas Universidades, e que a maioria das instituições atualmente revelam preocupação crescente com o Exame Nacional de Cursos (ENC), com as Condições de Oferta, com a busca da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, este trabalho possui como objetivos: (i) conhecer o perfil dos discentes e docentes de cursos de Administração que atuam em duas típicas Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba; (ii) conhecer a percepção dos alunos em relação a esses profissionais e; (iii) identificar quais dessas dimensões os alunos e os próprios docentes consideram mais importantes. Visando atingir esses objetivos, foi planejada uma pesquisa utilizando questionários específicos aplicados aos docentes e aos discentes das IES pesquisadas. Os questionários permitiram identificar o perfil de docentes e discentes, os atributos que eles consideram mais importantes para o aprendizado, bem como suas preferências no que conceme a formas de ensino e formas de avaliação. Em função desses resultados, foram elaboradas algumas recomendações, as quais podem auxiliar na melhoria dos cursos pesquisados. Essas recomendações contemplam: (i) uso de novas técnicas didáticas; (ii) fomento à participação dos alunos em atividades extracurriculares; (iii) uso de novas formas de avaliação; (iv) melhora na transmissão de conhecimentos práticos; (v) melhorias na didática e motivação transmitida aos alunos; (vi) formação de doutores; e (vii) incentivo à pesquisa. |
id |
URGS_3031bf8eb8ee1ce9a87932c5649b7ac8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2467 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Souza, Marcya Teresinha Dollny deRibeiro, Jose Luis Duarte2007-06-06T17:22:13Z2003http://hdl.handle.net/10183/2467000370320Levando-se em consideração que a avaliação docente é um dos pontos que constituem o processo de Avaliação Institucional nas Universidades, e que a maioria das instituições atualmente revelam preocupação crescente com o Exame Nacional de Cursos (ENC), com as Condições de Oferta, com a busca da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, este trabalho possui como objetivos: (i) conhecer o perfil dos discentes e docentes de cursos de Administração que atuam em duas típicas Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba; (ii) conhecer a percepção dos alunos em relação a esses profissionais e; (iii) identificar quais dessas dimensões os alunos e os próprios docentes consideram mais importantes. Visando atingir esses objetivos, foi planejada uma pesquisa utilizando questionários específicos aplicados aos docentes e aos discentes das IES pesquisadas. Os questionários permitiram identificar o perfil de docentes e discentes, os atributos que eles consideram mais importantes para o aprendizado, bem como suas preferências no que conceme a formas de ensino e formas de avaliação. Em função desses resultados, foram elaboradas algumas recomendações, as quais podem auxiliar na melhoria dos cursos pesquisados. Essas recomendações contemplam: (i) uso de novas técnicas didáticas; (ii) fomento à participação dos alunos em atividades extracurriculares; (iii) uso de novas formas de avaliação; (iv) melhora na transmissão de conhecimentos práticos; (v) melhorias na didática e motivação transmitida aos alunos; (vi) formação de doutores; e (vii) incentivo à pesquisa.application/pdfporAvaliação institucionalDocentesInstituições de ensino superior : AvaliaçãoDiscussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370320.pdf000370320.pdfTexto completoapplication/pdf451124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/1/000370320.pdf01777fc1965eb816cad75731a4d768c2MD51TEXT000370320.pdf.txt000370320.pdf.txtExtracted Texttext/plain233095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/2/000370320.pdf.txt3e0f4c7affada687516b36a32313f74fMD52THUMBNAIL000370320.pdf.jpg000370320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/3/000370320.pdf.jpg34fdcf4fd8d4fdbef0f4a36c2c947fa4MD5310183/24672018-10-17 07:58:24.329oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:58:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
title |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
spellingShingle |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba Souza, Marcya Teresinha Dollny de Avaliação institucional Docentes Instituições de ensino superior : Avaliação |
title_short |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
title_full |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
title_fullStr |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
title_sort |
Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba |
author |
Souza, Marcya Teresinha Dollny de |
author_facet |
Souza, Marcya Teresinha Dollny de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcya Teresinha Dollny de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Docentes Instituições de ensino superior : Avaliação |
topic |
Avaliação institucional Docentes Instituições de ensino superior : Avaliação |
description |
Levando-se em consideração que a avaliação docente é um dos pontos que constituem o processo de Avaliação Institucional nas Universidades, e que a maioria das instituições atualmente revelam preocupação crescente com o Exame Nacional de Cursos (ENC), com as Condições de Oferta, com a busca da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, este trabalho possui como objetivos: (i) conhecer o perfil dos discentes e docentes de cursos de Administração que atuam em duas típicas Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba; (ii) conhecer a percepção dos alunos em relação a esses profissionais e; (iii) identificar quais dessas dimensões os alunos e os próprios docentes consideram mais importantes. Visando atingir esses objetivos, foi planejada uma pesquisa utilizando questionários específicos aplicados aos docentes e aos discentes das IES pesquisadas. Os questionários permitiram identificar o perfil de docentes e discentes, os atributos que eles consideram mais importantes para o aprendizado, bem como suas preferências no que conceme a formas de ensino e formas de avaliação. Em função desses resultados, foram elaboradas algumas recomendações, as quais podem auxiliar na melhoria dos cursos pesquisados. Essas recomendações contemplam: (i) uso de novas técnicas didáticas; (ii) fomento à participação dos alunos em atividades extracurriculares; (iii) uso de novas formas de avaliação; (iv) melhora na transmissão de conhecimentos práticos; (v) melhorias na didática e motivação transmitida aos alunos; (vi) formação de doutores; e (vii) incentivo à pesquisa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:22:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2467 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000370320 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2467 |
identifier_str_mv |
000370320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/1/000370320.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/2/000370320.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/3/000370320.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01777fc1965eb816cad75731a4d768c2 3e0f4c7affada687516b36a32313f74f 34fdcf4fd8d4fdbef0f4a36c2c947fa4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308913449467904 |