Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcya Teresinha Dollny de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2467
Resumo: Levando-se em consideração que a avaliação docente é um dos pontos que constituem o processo de Avaliação Institucional nas Universidades, e que a maioria das instituições atualmente revelam preocupação crescente com o Exame Nacional de Cursos (ENC), com as Condições de Oferta, com a busca da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, este trabalho possui como objetivos: (i) conhecer o perfil dos discentes e docentes de cursos de Administração que atuam em duas típicas Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba; (ii) conhecer a percepção dos alunos em relação a esses profissionais e; (iii) identificar quais dessas dimensões os alunos e os próprios docentes consideram mais importantes. Visando atingir esses objetivos, foi planejada uma pesquisa utilizando questionários específicos aplicados aos docentes e aos discentes das IES pesquisadas. Os questionários permitiram identificar o perfil de docentes e discentes, os atributos que eles consideram mais importantes para o aprendizado, bem como suas preferências no que conceme a formas de ensino e formas de avaliação. Em função desses resultados, foram elaboradas algumas recomendações, as quais podem auxiliar na melhoria dos cursos pesquisados. Essas recomendações contemplam: (i) uso de novas técnicas didáticas; (ii) fomento à participação dos alunos em atividades extracurriculares; (iii) uso de novas formas de avaliação; (iv) melhora na transmissão de conhecimentos práticos; (v) melhorias na didática e motivação transmitida aos alunos; (vi) formação de doutores; e (vii) incentivo à pesquisa.
id URGS_3031bf8eb8ee1ce9a87932c5649b7ac8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2467
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Souza, Marcya Teresinha Dollny deRibeiro, Jose Luis Duarte2007-06-06T17:22:13Z2003http://hdl.handle.net/10183/2467000370320Levando-se em consideração que a avaliação docente é um dos pontos que constituem o processo de Avaliação Institucional nas Universidades, e que a maioria das instituições atualmente revelam preocupação crescente com o Exame Nacional de Cursos (ENC), com as Condições de Oferta, com a busca da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, este trabalho possui como objetivos: (i) conhecer o perfil dos discentes e docentes de cursos de Administração que atuam em duas típicas Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba; (ii) conhecer a percepção dos alunos em relação a esses profissionais e; (iii) identificar quais dessas dimensões os alunos e os próprios docentes consideram mais importantes. Visando atingir esses objetivos, foi planejada uma pesquisa utilizando questionários específicos aplicados aos docentes e aos discentes das IES pesquisadas. Os questionários permitiram identificar o perfil de docentes e discentes, os atributos que eles consideram mais importantes para o aprendizado, bem como suas preferências no que conceme a formas de ensino e formas de avaliação. Em função desses resultados, foram elaboradas algumas recomendações, as quais podem auxiliar na melhoria dos cursos pesquisados. Essas recomendações contemplam: (i) uso de novas técnicas didáticas; (ii) fomento à participação dos alunos em atividades extracurriculares; (iii) uso de novas formas de avaliação; (iv) melhora na transmissão de conhecimentos práticos; (v) melhorias na didática e motivação transmitida aos alunos; (vi) formação de doutores; e (vii) incentivo à pesquisa.application/pdfporAvaliação institucionalDocentesInstituições de ensino superior : AvaliaçãoDiscussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370320.pdf000370320.pdfTexto completoapplication/pdf451124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/1/000370320.pdf01777fc1965eb816cad75731a4d768c2MD51TEXT000370320.pdf.txt000370320.pdf.txtExtracted Texttext/plain233095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/2/000370320.pdf.txt3e0f4c7affada687516b36a32313f74fMD52THUMBNAIL000370320.pdf.jpg000370320.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/3/000370320.pdf.jpg34fdcf4fd8d4fdbef0f4a36c2c947fa4MD5310183/24672018-10-17 07:58:24.329oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:58:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
title Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
spellingShingle Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
Souza, Marcya Teresinha Dollny de
Avaliação institucional
Docentes
Instituições de ensino superior : Avaliação
title_short Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
title_full Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
title_fullStr Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
title_full_unstemmed Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
title_sort Discussão do perfil de docentes e discentes dos cursos superiores de Administração de Curitiba
author Souza, Marcya Teresinha Dollny de
author_facet Souza, Marcya Teresinha Dollny de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcya Teresinha Dollny de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Docentes
Instituições de ensino superior : Avaliação
topic Avaliação institucional
Docentes
Instituições de ensino superior : Avaliação
description Levando-se em consideração que a avaliação docente é um dos pontos que constituem o processo de Avaliação Institucional nas Universidades, e que a maioria das instituições atualmente revelam preocupação crescente com o Exame Nacional de Cursos (ENC), com as Condições de Oferta, com a busca da melhoria da qualidade na prestação dos serviços, este trabalho possui como objetivos: (i) conhecer o perfil dos discentes e docentes de cursos de Administração que atuam em duas típicas Instituições de Ensino Superior (IES) de Curitiba; (ii) conhecer a percepção dos alunos em relação a esses profissionais e; (iii) identificar quais dessas dimensões os alunos e os próprios docentes consideram mais importantes. Visando atingir esses objetivos, foi planejada uma pesquisa utilizando questionários específicos aplicados aos docentes e aos discentes das IES pesquisadas. Os questionários permitiram identificar o perfil de docentes e discentes, os atributos que eles consideram mais importantes para o aprendizado, bem como suas preferências no que conceme a formas de ensino e formas de avaliação. Em função desses resultados, foram elaboradas algumas recomendações, as quais podem auxiliar na melhoria dos cursos pesquisados. Essas recomendações contemplam: (i) uso de novas técnicas didáticas; (ii) fomento à participação dos alunos em atividades extracurriculares; (iii) uso de novas formas de avaliação; (iv) melhora na transmissão de conhecimentos práticos; (v) melhorias na didática e motivação transmitida aos alunos; (vi) formação de doutores; e (vii) incentivo à pesquisa.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2467
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000370320
url http://hdl.handle.net/10183/2467
identifier_str_mv 000370320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/1/000370320.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/2/000370320.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2467/3/000370320.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01777fc1965eb816cad75731a4d768c2
3e0f4c7affada687516b36a32313f74f
34fdcf4fd8d4fdbef0f4a36c2c947fa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308913449467904