A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saul, Ana Maria
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2187
Resumo: A autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.
id FCC-2_b22e533333073c074b2483ab03088d55
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2187
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SPAvaliaçãoAvaliação da Pós-GraduaçãoAuto-AvaliaçãoAvaliação PUC-SPCurrículoA autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.Fundação Carlos Chagas2002-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218710.18222/eae02620022187Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 97-110Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 97-110Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 97-110Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 97-110Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 97-1101984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2187/2144Saul, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:52Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2187Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:52Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
title A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
spellingShingle A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
Saul, Ana Maria
Avaliação
Avaliação da Pós-Graduação
Auto-Avaliação
Avaliação PUC-SP
Currículo
title_short A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
title_full A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
title_fullStr A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
title_full_unstemmed A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
title_sort A sistemática de auto-avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (currículo) da PUC/SP
author Saul, Ana Maria
author_facet Saul, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saul, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Avaliação da Pós-Graduação
Auto-Avaliação
Avaliação PUC-SP
Currículo
topic Avaliação
Avaliação da Pós-Graduação
Auto-Avaliação
Avaliação PUC-SP
Currículo
description A autora registra que este texto foi motivado por um convite que lhe foi feito para participar de um Seminário de Avaliação da Pós-Graduação na USP, em dezembro de 2001, com o objetivo de debater a sistemática de auto-avaliação, em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP. A auto-avaliação, como é aqui proposta, reaparece no bojo do debate que se instalou na última década e que coloca a área de Educação frente ao dilema de “ajustar-se ao figurino” da CAPES, atendendo aos critérios das "áreas duras”, ou resistir ao modelo vigente de avaliação, procurando novas formas de organização que descortinem caminhos mais significativos e legítimos para os Programas de Pós-Graduação. Esta sistemática é apresentada como uma prática valiosa, viável, sobretudo porque se insere no cotidiano do Programa e está sendo re-significada coletivamente pelos professores e alunos deste Programa de Pós-Graduação. Tal modalidade de avaliação, compõe, ao lado da avaliação externa, um modelo interessante onde os professores e alunos assumem solidariamente a reflexão sobre as suas práticas de ensino e pesquisa, visando ao aperfeiçoamento do Programa de Pós-Graduação. O texto apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da atual sistemática de auto-avaliação deste Programa, a partir de respostas às questões: “Como entender o processo de avaliação?” “Por que auto-avaliação?” “O que avaliar?” “Quem avalia?” e “Como avaliar?” O último tópico do artigo relata o percurso desta experiência que está sendo construída e vivenciada neste Programa de Pós-Graduação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2187
10.18222/eae02620022187
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2187
identifier_str_mv 10.18222/eae02620022187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2187/2144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 97-110
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 26 (2002); 97-110
Estudos em Avaliação Educacional; No. 26 (2002); 97-110
Estudos em Avaliação Educacional; N. 26 (2002); 97-110
Estudos em Avaliação Educacional; n. 26 (2002); 97-110
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420698898432