Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2719 |
Resumo: | Na educação, as políticas de responsabilização costumam gerar polêmica, sobretudo quando fundamentadas em medidas que criam consequências significativas para os professores e suas escolas. Em existência no Brasil por mais de uma década, o pagamento de bonificação anual à equipe escolar com base no nível de desempenho médio dos alunos em avaliações externas é o exemplo mais difundido no nosso meio de política de responsabilização high stakes. Entre as diversas críticas ao uso desse tipo de incentivo, encontra-se o temor que a política leve a desigualdades sistêmicas ainda maiores por incentivar os melhores professores a procurarem as escolas com alunos de nível socioeconômico mais alto. O artigo mostra que as consequências das políticas de incentivos dependem do seu desenho, e que com metodologias apropriadas é possível combater as desigualdades sociais do sistema. |
id |
FCC-2_b2a66d04ef4f593ce0f5681b46cb0d9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2719 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professoresResponsabilizaçãoBonificaçãoEquidadeNa educação, as políticas de responsabilização costumam gerar polêmica, sobretudo quando fundamentadas em medidas que criam consequências significativas para os professores e suas escolas. Em existência no Brasil por mais de uma década, o pagamento de bonificação anual à equipe escolar com base no nível de desempenho médio dos alunos em avaliações externas é o exemplo mais difundido no nosso meio de política de responsabilização high stakes. Entre as diversas críticas ao uso desse tipo de incentivo, encontra-se o temor que a política leve a desigualdades sistêmicas ainda maiores por incentivar os melhores professores a procurarem as escolas com alunos de nível socioeconômico mais alto. O artigo mostra que as consequências das políticas de incentivos dependem do seu desenho, e que com metodologias apropriadas é possível combater as desigualdades sociais do sistema.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/271910.18222/eae245520132719Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 34-62Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 34-62Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 34-62Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 34-62Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 34-621984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2719/2670Brooke, Nigelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2719Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
title |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
spellingShingle |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores Brooke, Nigel Responsabilização Bonificação Equidade |
title_short |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
title_full |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
title_fullStr |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
title_full_unstemmed |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
title_sort |
Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores |
author |
Brooke, Nigel |
author_facet |
Brooke, Nigel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brooke, Nigel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilização Bonificação Equidade |
topic |
Responsabilização Bonificação Equidade |
description |
Na educação, as políticas de responsabilização costumam gerar polêmica, sobretudo quando fundamentadas em medidas que criam consequências significativas para os professores e suas escolas. Em existência no Brasil por mais de uma década, o pagamento de bonificação anual à equipe escolar com base no nível de desempenho médio dos alunos em avaliações externas é o exemplo mais difundido no nosso meio de política de responsabilização high stakes. Entre as diversas críticas ao uso desse tipo de incentivo, encontra-se o temor que a política leve a desigualdades sistêmicas ainda maiores por incentivar os melhores professores a procurarem as escolas com alunos de nível socioeconômico mais alto. O artigo mostra que as consequências das políticas de incentivos dependem do seu desenho, e que com metodologias apropriadas é possível combater as desigualdades sociais do sistema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2719 10.18222/eae245520132719 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2719 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245520132719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2719/2670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 34-62 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 34-62 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 34-62 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 34-62 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 34-62 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421517836288 |