Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tognetta, Luciene Regina Paulino
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rosário, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
DOI: 10.18222/eae245620132736
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736
Resumo: Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.
id FCC-2_bcb01dd044a23b668e14e26828d847c0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2736
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
spelling Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moralBullyingQuestões MoraisÉticaViolência na EscolaCompreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/273610.18222/eae245620132736Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 106-1371984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736/2688Tognetta, Luciene Regina PaulinoRosário, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2736Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
title Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
spellingShingle Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
Tognetta, Luciene Regina Paulino
Bullying
Questões Morais
Ética
Violência na Escola
Tognetta, Luciene Regina Paulino
Bullying
Questões Morais
Ética
Violência na Escola
title_short Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
title_full Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
title_fullStr Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
title_full_unstemmed Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
title_sort Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
author Tognetta, Luciene Regina Paulino
author_facet Tognetta, Luciene Regina Paulino
Tognetta, Luciene Regina Paulino
Rosário, Pedro
Rosário, Pedro
author_role author
author2 Rosário, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tognetta, Luciene Regina Paulino
Rosário, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Questões Morais
Ética
Violência na Escola
topic Bullying
Questões Morais
Ética
Violência na Escola
description Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736
10.18222/eae245620132736
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736
identifier_str_mv 10.18222/eae245620132736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736/2688
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 106-137
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 106-137
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 106-137
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1822181337148162048
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18222/eae245620132736