Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
DOI: | 10.18222/eae245620132736 |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736 |
Resumo: | Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral. |
id |
FCC-2_bcb01dd044a23b668e14e26828d847c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2736 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
spelling |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moralBullyingQuestões MoraisÉticaViolência na EscolaCompreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/273610.18222/eae245620132736Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 106-137Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 106-1371984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736/2688Tognetta, Luciene Regina PaulinoRosário, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2736Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
title |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
spellingShingle |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral Tognetta, Luciene Regina Paulino Bullying Questões Morais Ética Violência na Escola Tognetta, Luciene Regina Paulino Bullying Questões Morais Ética Violência na Escola |
title_short |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
title_full |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
title_fullStr |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
title_full_unstemmed |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
title_sort |
Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral |
author |
Tognetta, Luciene Regina Paulino |
author_facet |
Tognetta, Luciene Regina Paulino Tognetta, Luciene Regina Paulino Rosário, Pedro Rosário, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Rosário, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tognetta, Luciene Regina Paulino Rosário, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Questões Morais Ética Violência na Escola |
topic |
Bullying Questões Morais Ética Violência na Escola |
description |
Compreender e avaliar a dimensão que tomam os mecanismos psicológicos atuantes em ações de uma violência específica como o bullying pode contribuir para a discussão das intervenções educacionais que promovam a formação moral desejada pelas instituições de ensino. A pesquisa atual objetivou relacionar tal forma de violência chamada bullying às representações de si e ainda às formas pelas quais os sujeitos se autorregulam em situações hipotéticas que apresentem o problema, constatando assim seus engajamentos ou desengajamentos morais. Os procedimentos realizados para verificar a presença dessas relações apontam que sujeitos cujas representações de si são individualistas também se apresentam mais desengajados moralmente e mais propensos a serem autores em situações de bullying, mostrando assim que mais do que um problema social, as questões de convivência devem ser tratadas do ponto de vista moral. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736 10.18222/eae245620132736 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245620132736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2736/2688 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 106-137 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 106-137 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 106-137 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 106-137 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1822181337148162048 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18222/eae245620132736 |