Vergonha e práticas avaliativas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortese, Beatriz Pedro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2119
Resumo: Tendo por objetivo conhecer os sentidos produzidos pelos alunos sobre a avaliação escolar, parti de minha experiência como professora e coordenadora do Ensino Fundamental para observar as relações que se estabelecem entre professores e alunos e entre alunos e alunos. A pesquisa foi dividida em duas partes: na primeira, encontra-se o relato de situações cotidianas nas quais pais, professores e alunos protagonizam conflitos que envolvem a avaliação escolar. Na segunda, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental produzem sentidos sobre a avaliação escolar durante entrevistas. Para analisar as situações e as entrevistas utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revistas por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Dentre outras coisas, foi possível encontrar, nas vozes dos alunos, o desenvolvimento do sentimento de vergonha, e esse é o tema principal deste artigo. Para isso, o estudo de Yves de La Taille sobre a vergonha e sua relação com a construção do “valor de si” foi um dos principais referenciais teóricos utilizados.
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