Vergonha e práticas avaliativas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2119 |
Resumo: | Tendo por objetivo conhecer os sentidos produzidos pelos alunos sobre a avaliação escolar, parti de minha experiência como professora e coordenadora do Ensino Fundamental para observar as relações que se estabelecem entre professores e alunos e entre alunos e alunos. A pesquisa foi dividida em duas partes: na primeira, encontra-se o relato de situações cotidianas nas quais pais, professores e alunos protagonizam conflitos que envolvem a avaliação escolar. Na segunda, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental produzem sentidos sobre a avaliação escolar durante entrevistas. Para analisar as situações e as entrevistas utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revistas por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Dentre outras coisas, foi possível encontrar, nas vozes dos alunos, o desenvolvimento do sentimento de vergonha, e esse é o tema principal deste artigo. Para isso, o estudo de Yves de La Taille sobre a vergonha e sua relação com a construção do “valor de si” foi um dos principais referenciais teóricos utilizados. |
id |
FCC-2_be10c8b13a7b74d855a3956daa5982a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2119 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Vergonha e práticas avaliativas.AvaliaçãoRelação Professor-AlunoConstrução Do “Valor De Si”VergonhaTendo por objetivo conhecer os sentidos produzidos pelos alunos sobre a avaliação escolar, parti de minha experiência como professora e coordenadora do Ensino Fundamental para observar as relações que se estabelecem entre professores e alunos e entre alunos e alunos. A pesquisa foi dividida em duas partes: na primeira, encontra-se o relato de situações cotidianas nas quais pais, professores e alunos protagonizam conflitos que envolvem a avaliação escolar. Na segunda, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental produzem sentidos sobre a avaliação escolar durante entrevistas. Para analisar as situações e as entrevistas utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revistas por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Dentre outras coisas, foi possível encontrar, nas vozes dos alunos, o desenvolvimento do sentimento de vergonha, e esse é o tema principal deste artigo. Para isso, o estudo de Yves de La Taille sobre a vergonha e sua relação com a construção do “valor de si” foi um dos principais referenciais teóricos utilizados.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211910.18222/eae173420062119Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 95-128Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 95-1281984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2119/2434Cortese, Beatriz Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2119Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vergonha e práticas avaliativas. |
title |
Vergonha e práticas avaliativas. |
spellingShingle |
Vergonha e práticas avaliativas. Cortese, Beatriz Pedro Avaliação Relação Professor-Aluno Construção Do “Valor De Si” Vergonha |
title_short |
Vergonha e práticas avaliativas. |
title_full |
Vergonha e práticas avaliativas. |
title_fullStr |
Vergonha e práticas avaliativas. |
title_full_unstemmed |
Vergonha e práticas avaliativas. |
title_sort |
Vergonha e práticas avaliativas. |
author |
Cortese, Beatriz Pedro |
author_facet |
Cortese, Beatriz Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortese, Beatriz Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Relação Professor-Aluno Construção Do “Valor De Si” Vergonha |
topic |
Avaliação Relação Professor-Aluno Construção Do “Valor De Si” Vergonha |
description |
Tendo por objetivo conhecer os sentidos produzidos pelos alunos sobre a avaliação escolar, parti de minha experiência como professora e coordenadora do Ensino Fundamental para observar as relações que se estabelecem entre professores e alunos e entre alunos e alunos. A pesquisa foi dividida em duas partes: na primeira, encontra-se o relato de situações cotidianas nas quais pais, professores e alunos protagonizam conflitos que envolvem a avaliação escolar. Na segunda, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental produzem sentidos sobre a avaliação escolar durante entrevistas. Para analisar as situações e as entrevistas utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revistas por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Dentre outras coisas, foi possível encontrar, nas vozes dos alunos, o desenvolvimento do sentimento de vergonha, e esse é o tema principal deste artigo. Para isso, o estudo de Yves de La Taille sobre a vergonha e sua relação com a construção do “valor de si” foi um dos principais referenciais teóricos utilizados. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2119 10.18222/eae173420062119 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2119 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173420062119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2119/2434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 95-128 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 95-128 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420309876736 |