Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Alexandre Luiz de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pontes, Luís Antônio Fajardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905
Resumo: A violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas.
id FCC-2_c8f5ba44b1e881fc39d25bdbed5ac0c9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1905
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do SarespBullyingSarespEscolasRendimento EscolarA violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/190510.18222/eae245420131905Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 118-1411984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905/1889Serpa, Alexandre Luiz dePontes, Luís Antônio Fajardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:34:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1905Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:34:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
title Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
spellingShingle Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
Serpa, Alexandre Luiz de
Bullying
Saresp
Escolas
Rendimento Escolar
title_short Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
title_full Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
title_fullStr Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
title_full_unstemmed Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
title_sort Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
author Serpa, Alexandre Luiz de
author_facet Serpa, Alexandre Luiz de
Pontes, Luís Antônio Fajardo
author_role author
author2 Pontes, Luís Antônio Fajardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa, Alexandre Luiz de
Pontes, Luís Antônio Fajardo
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Saresp
Escolas
Rendimento Escolar
topic Bullying
Saresp
Escolas
Rendimento Escolar
description A violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905
10.18222/eae245420131905
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905
identifier_str_mv 10.18222/eae245420131905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905/1889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 118-141
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 118-141
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 118-141
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419753082880