Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905 |
Resumo: | A violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas. |
id |
FCC-2_c8f5ba44b1e881fc39d25bdbed5ac0c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1905 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do SarespBullyingSarespEscolasRendimento EscolarA violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/190510.18222/eae245420131905Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 118-141Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 118-1411984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905/1889Serpa, Alexandre Luiz dePontes, Luís Antônio Fajardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:34:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1905Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:34:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
title |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
spellingShingle |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp Serpa, Alexandre Luiz de Bullying Saresp Escolas Rendimento Escolar |
title_short |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
title_full |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
title_fullStr |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
title_full_unstemmed |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
title_sort |
Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp |
author |
Serpa, Alexandre Luiz de |
author_facet |
Serpa, Alexandre Luiz de Pontes, Luís Antônio Fajardo |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Luís Antônio Fajardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serpa, Alexandre Luiz de Pontes, Luís Antônio Fajardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Saresp Escolas Rendimento Escolar |
topic |
Bullying Saresp Escolas Rendimento Escolar |
description |
A violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905 10.18222/eae245420131905 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245420131905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1905/1889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 118-141 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 118-141 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 118-141 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 118-141 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419753082880 |