Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151 |
Resumo: | Estudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação. |
id |
FCC-2_d4ce1d587bc65de26b789cc5b6c2754b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2151 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivoProcessamento Da InformaçãoPráticas De EstudoEnsino SuperiorTecnologiasEstudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/215110.18222/eae153020042151Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 57-821984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151/2108Gomes, Henriette FerreiraLordelo, Eulina da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:14:07Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2151Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:14:07Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
title |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
spellingShingle |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo Gomes, Henriette Ferreira Processamento Da Informação Práticas De Estudo Ensino Superior Tecnologias |
title_short |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
title_full |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
title_fullStr |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
title_full_unstemmed |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
title_sort |
Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo |
author |
Gomes, Henriette Ferreira |
author_facet |
Gomes, Henriette Ferreira Lordelo, Eulina da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Lordelo, Eulina da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Henriette Ferreira Lordelo, Eulina da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processamento Da Informação Práticas De Estudo Ensino Superior Tecnologias |
topic |
Processamento Da Informação Práticas De Estudo Ensino Superior Tecnologias |
description |
Estudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151 10.18222/eae153020042151 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae153020042151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151/2108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 57-82 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82 Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 57-82 Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 57-82 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1821141944580964352 |