Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Henriette Ferreira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lordelo, Eulina da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151
Resumo: Estudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação.
id FCC-2_d4ce1d587bc65de26b789cc5b6c2754b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2151
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivoProcessamento Da InformaçãoPráticas De EstudoEnsino SuperiorTecnologiasEstudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/215110.18222/eae153020042151Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 57-82Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 57-821984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151/2108Gomes, Henriette FerreiraLordelo, Eulina da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:14:07Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2151Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:14:07Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
title Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
spellingShingle Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
Gomes, Henriette Ferreira
Processamento Da Informação
Práticas De Estudo
Ensino Superior
Tecnologias
title_short Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
title_full Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
title_fullStr Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
title_full_unstemmed Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
title_sort Tecnologias utilizadas no ato de estudar por professores e estudantes: um estudo descritivo
author Gomes, Henriette Ferreira
author_facet Gomes, Henriette Ferreira
Lordelo, Eulina da Rocha
author_role author
author2 Lordelo, Eulina da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Henriette Ferreira
Lordelo, Eulina da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento Da Informação
Práticas De Estudo
Ensino Superior
Tecnologias
topic Processamento Da Informação
Práticas De Estudo
Ensino Superior
Tecnologias
description Estudo descritivo acerca da comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja amostra foi composta pela Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FCH). Seu objetivo foi o de identificar, descrever e analisar como a oralidade, a escrita e outras tecnologias vêm sendo utilizadas na construção do conhecimento, junto a 103 docentes e 112 estudantes. A análise dos dados resultou da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o uso das diversas tecnologias vem ocorrendo mais intensamente, incluindo entre elas o computador e os materiais da Internet, nas etapas de acesso aos conteúdos e de debates/troca de informações, como uma estratégia voltada à organização de sínteses integradoras dos conteúdos estudados. A análise sugere que as práticas que exigem atenção concentrada parecem favorecer o uso da escrita e da leitura em papel, enquanto que as atividades de acesso e de debate, em atenção mais dispersiva, favorecem a articulação com as “novas tecnologias”, indicando que estas são mais utilizadas quando permitem maior mobilidade e ação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151
10.18222/eae153020042151
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151
identifier_str_mv 10.18222/eae153020042151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2151/2108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 Núm. 30 (2004); 57-82
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 15 No. 30 (2004); 57-82
Estudos em Avaliação Educacional; V. 15 N. 30 (2004); 57-82
Estudos em Avaliação Educacional; v. 15 n. 30 (2004); 57-82
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420643323904