Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1979 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova. |
id |
FCC-2_d9a860ce44c8c7eff56a774796203b93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1979 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRIConcurso VestibularTeoria de Resposta ao ItemProva de Múltipla EscolhaAnálise QualitativaEste trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova.Fundação Carlos Chagas2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197910.18222/eae224920111979Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 329-351Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 329-351Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 329-351Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 329-351Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 329-3511984-932X0103-683110.18222/eae.v22i49reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1979/1955Bragion, Maria de Lourdes LimaBueno Filho, Júlio Sílvio de SousaCorrêa, Fábio Mathiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:29:24Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1979Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:29:24Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
title |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
spellingShingle |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI Bragion, Maria de Lourdes Lima Concurso Vestibular Teoria de Resposta ao Item Prova de Múltipla Escolha Análise Qualitativa |
title_short |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
title_full |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
title_fullStr |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
title_full_unstemmed |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
title_sort |
Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI |
author |
Bragion, Maria de Lourdes Lima |
author_facet |
Bragion, Maria de Lourdes Lima Bueno Filho, Júlio Sílvio de Sousa Corrêa, Fábio Mathias |
author_role |
author |
author2 |
Bueno Filho, Júlio Sílvio de Sousa Corrêa, Fábio Mathias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragion, Maria de Lourdes Lima Bueno Filho, Júlio Sílvio de Sousa Corrêa, Fábio Mathias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concurso Vestibular Teoria de Resposta ao Item Prova de Múltipla Escolha Análise Qualitativa |
topic |
Concurso Vestibular Teoria de Resposta ao Item Prova de Múltipla Escolha Análise Qualitativa |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1979 10.18222/eae224920111979 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1979 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224920111979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1979/1955 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 329-351 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 49 (2011); 329-351 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 49 (2011); 329-351 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 49 (2011); 329-351 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 49 (2011); 329-351 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i49 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419847454720 |