Avaliação da aprendizagem na Era da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Adriano Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098
Resumo: Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.
id FCC-2_dfeb6d9758dcc2a3a6e3174ef46efff0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2098
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem na Era da InformaçãoAvaliação De AprendizagemTecnologias De Comunicação E InformaçãoPaciência Para AprenderNeste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209810.18222/eae183620072098Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 31-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098/3897Ruiz, Adriano Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-14T15:51:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2098Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2020-01-14T15:51:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
title Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
Ruiz, Adriano Rodrigues
Avaliação De Aprendizagem
Tecnologias De Comunicação E Informação
Paciência Para Aprender
title_short Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
title_full Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
title_sort Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
author Ruiz, Adriano Rodrigues
author_facet Ruiz, Adriano Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação De Aprendizagem
Tecnologias De Comunicação E Informação
Paciência Para Aprender
topic Avaliação De Aprendizagem
Tecnologias De Comunicação E Informação
Paciência Para Aprender
description Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098
10.18222/eae183620072098
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098
identifier_str_mv 10.18222/eae183620072098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098/3897
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 31-42
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42
Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 31-42
Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 31-42
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420279468032