Avaliação da aprendizagem na Era da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098 |
Resumo: | Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz. |
id |
FCC-2_dfeb6d9758dcc2a3a6e3174ef46efff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2098 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem na Era da InformaçãoAvaliação De AprendizagemTecnologias De Comunicação E InformaçãoPaciência Para AprenderNeste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.Fundação Carlos Chagas2007-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209810.18222/eae183620072098Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 31-42Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 31-421984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098/3897Ruiz, Adriano Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-14T15:51:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2098Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2020-01-14T15:51:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
title |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação Ruiz, Adriano Rodrigues Avaliação De Aprendizagem Tecnologias De Comunicação E Informação Paciência Para Aprender |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem na Era da Informação |
author |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
author_facet |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação De Aprendizagem Tecnologias De Comunicação E Informação Paciência Para Aprender |
topic |
Avaliação De Aprendizagem Tecnologias De Comunicação E Informação Paciência Para Aprender |
description |
Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098 10.18222/eae183620072098 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183620072098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2098/3897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 36 (2007); 31-42 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 36 (2007); 31-42 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 36 (2007); 31-42 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 36 (2007); 31-42 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420279468032 |