O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494 |
Resumo: | Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce. |
id |
UEL-3_43170650a333f7d7e43d5d62ecaf7760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17494 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeirasAprender a Aprenderestratégias de aprendizagemavaliação do uso de estratégias.Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce.UEL2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/1749410.5433/2237-4876.2014v17n1p44Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-73Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-732237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494/14769http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Myriam CrestianMagno e Silva, Walkyria2022-11-16T18:10:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17494Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:10:18Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
title |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
spellingShingle |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras Cunha, Myriam Crestian Aprender a Aprender estratégias de aprendizagem avaliação do uso de estratégias. |
title_short |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
title_full |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
title_fullStr |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
title_sort |
O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras |
author |
Cunha, Myriam Crestian |
author_facet |
Cunha, Myriam Crestian Magno e Silva, Walkyria |
author_role |
author |
author2 |
Magno e Silva, Walkyria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Myriam Crestian Magno e Silva, Walkyria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender a Aprender estratégias de aprendizagem avaliação do uso de estratégias. |
topic |
Aprender a Aprender estratégias de aprendizagem avaliação do uso de estratégias. |
description |
Embora estudos teóricos sobre estratégias de aprendizagem sejam comuns nas publicações da área do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, são menos frequentes pesquisas que visem avaliar o uso dessas estratégias a médio e longo prazo. O presente estudo analisa o impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras”, incluída há poucos anos na licenciatura de Letras (inglês e francês), observando em que medida os diferentes tipos de estratégias ensinados foram incorporados na rotina dos professores em formação. São tratados dados quantitativos provenientes de um questionário e dados qualitativos oriundos de narrativas escritas de aprendentes na fase mediana do curso. Os resultados mostram uma clara ampliação do uso das estratégias, com destaque às metacognitivas, mas também evidencia os desafios que o desenvolvimento de uma postura reflexiva impõe no contexto brasileiro, apontando para os benefícios, por um lado, de um ensino estratégico integrado ao ensino da língua e, por outro, de uma regência de aulas mais precoce. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494 10.5433/2237-4876.2014v17n1p44 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2014v17n1p44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17494/14769 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 17 No. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-73 Signum: Estudos da Linguagem; v. 17 n. 1 (2014): Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: novos desafios e perspectivas; 44-73 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305963318018048 |