Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vera Masagão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fonseca, Maria Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031
Resumo: As autoras apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001. O principal aspecto inovador da proposta é a integração de dois domínios do alfabetismo - o letramento e o numeramento - nos mesmos conjuntos de habilidades. Distinguem-se também as habilidades funcionais (localização, integração, elaboração e avaliação), foco principal do Inaf, das habilidades elementares, úteis para avaliação de programas de alfabetização inicial (reconhecimento de letras, numerais e sinais; reconhecimento de palavras e números, fluência; reconhecimento do assunto, tipo ou finalidade dos textos/instrumentos e registro escrito). Além dos tipos de texto sobre os quais as habilidades de alfabetismo se manifestam, são apresentados e discutidos os fatores de dificuldade que fazem as tarefas corresponderem a níveis mais baixos ou altos de proficiência. A matriz de referência pretende oferecer aos educadores um quadro conceitual que organize o trabalho pedagógico sobre as capacidades de alfabetismo, instrumento principal para aprendizagens nos mais diversos campos do saber, em torno do qual se pode constituir um projeto pedagógico integrado para toda a educação básica.
id FCC-2_e1fe0140ed0c83ecae0d44bd76f09929
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2031
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramentoAlfabetizaçãoAvaliação da AprendizagemEducação de AdultosMatriz de ReferênciaAs autoras apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001. O principal aspecto inovador da proposta é a integração de dois domínios do alfabetismo - o letramento e o numeramento - nos mesmos conjuntos de habilidades. Distinguem-se também as habilidades funcionais (localização, integração, elaboração e avaliação), foco principal do Inaf, das habilidades elementares, úteis para avaliação de programas de alfabetização inicial (reconhecimento de letras, numerais e sinais; reconhecimento de palavras e números, fluência; reconhecimento do assunto, tipo ou finalidade dos textos/instrumentos e registro escrito). Além dos tipos de texto sobre os quais as habilidades de alfabetismo se manifestam, são apresentados e discutidos os fatores de dificuldade que fazem as tarefas corresponderem a níveis mais baixos ou altos de proficiência. A matriz de referência pretende oferecer aos educadores um quadro conceitual que organize o trabalho pedagógico sobre as capacidades de alfabetismo, instrumento principal para aprendizagens nos mais diversos campos do saber, em torno do qual se pode constituir um projeto pedagógico integrado para toda a educação básica.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/203110.18222/eae214520102031Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 147-1651984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031/1990Ribeiro, Vera MasagãoFonseca, Maria Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2031Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
title Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
spellingShingle Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
Ribeiro, Vera Masagão
Alfabetização
Avaliação da Aprendizagem
Educação de Adultos
Matriz de Referência
title_short Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
title_full Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
title_fullStr Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
title_full_unstemmed Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
title_sort Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
author Ribeiro, Vera Masagão
author_facet Ribeiro, Vera Masagão
Fonseca, Maria Conceição
author_role author
author2 Fonseca, Maria Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vera Masagão
Fonseca, Maria Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Avaliação da Aprendizagem
Educação de Adultos
Matriz de Referência
topic Alfabetização
Avaliação da Aprendizagem
Educação de Adultos
Matriz de Referência
description As autoras apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001. O principal aspecto inovador da proposta é a integração de dois domínios do alfabetismo - o letramento e o numeramento - nos mesmos conjuntos de habilidades. Distinguem-se também as habilidades funcionais (localização, integração, elaboração e avaliação), foco principal do Inaf, das habilidades elementares, úteis para avaliação de programas de alfabetização inicial (reconhecimento de letras, numerais e sinais; reconhecimento de palavras e números, fluência; reconhecimento do assunto, tipo ou finalidade dos textos/instrumentos e registro escrito). Além dos tipos de texto sobre os quais as habilidades de alfabetismo se manifestam, são apresentados e discutidos os fatores de dificuldade que fazem as tarefas corresponderem a níveis mais baixos ou altos de proficiência. A matriz de referência pretende oferecer aos educadores um quadro conceitual que organize o trabalho pedagógico sobre as capacidades de alfabetismo, instrumento principal para aprendizagens nos mais diversos campos do saber, em torno do qual se pode constituir um projeto pedagógico integrado para toda a educação básica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031
10.18222/eae214520102031
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031
identifier_str_mv 10.18222/eae214520102031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031/1990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 147-165
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 147-165
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 147-165
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420189290496