Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031 |
Resumo: | As autoras apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001. O principal aspecto inovador da proposta é a integração de dois domínios do alfabetismo - o letramento e o numeramento - nos mesmos conjuntos de habilidades. Distinguem-se também as habilidades funcionais (localização, integração, elaboração e avaliação), foco principal do Inaf, das habilidades elementares, úteis para avaliação de programas de alfabetização inicial (reconhecimento de letras, numerais e sinais; reconhecimento de palavras e números, fluência; reconhecimento do assunto, tipo ou finalidade dos textos/instrumentos e registro escrito). Além dos tipos de texto sobre os quais as habilidades de alfabetismo se manifestam, são apresentados e discutidos os fatores de dificuldade que fazem as tarefas corresponderem a níveis mais baixos ou altos de proficiência. A matriz de referência pretende oferecer aos educadores um quadro conceitual que organize o trabalho pedagógico sobre as capacidades de alfabetismo, instrumento principal para aprendizagens nos mais diversos campos do saber, em torno do qual se pode constituir um projeto pedagógico integrado para toda a educação básica. |
id |
FCC-2_e1fe0140ed0c83ecae0d44bd76f09929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2031 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramentoAlfabetizaçãoAvaliação da AprendizagemEducação de AdultosMatriz de ReferênciaAs autoras apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001. O principal aspecto inovador da proposta é a integração de dois domínios do alfabetismo - o letramento e o numeramento - nos mesmos conjuntos de habilidades. Distinguem-se também as habilidades funcionais (localização, integração, elaboração e avaliação), foco principal do Inaf, das habilidades elementares, úteis para avaliação de programas de alfabetização inicial (reconhecimento de letras, numerais e sinais; reconhecimento de palavras e números, fluência; reconhecimento do assunto, tipo ou finalidade dos textos/instrumentos e registro escrito). Além dos tipos de texto sobre os quais as habilidades de alfabetismo se manifestam, são apresentados e discutidos os fatores de dificuldade que fazem as tarefas corresponderem a níveis mais baixos ou altos de proficiência. A matriz de referência pretende oferecer aos educadores um quadro conceitual que organize o trabalho pedagógico sobre as capacidades de alfabetismo, instrumento principal para aprendizagens nos mais diversos campos do saber, em torno do qual se pode constituir um projeto pedagógico integrado para toda a educação básica.Fundação Carlos Chagas2010-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/203110.18222/eae214520102031Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 147-165Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 147-1651984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031/1990Ribeiro, Vera MasagãoFonseca, Maria Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2031Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:59Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
title |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
spellingShingle |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento Ribeiro, Vera Masagão Alfabetização Avaliação da Aprendizagem Educação de Adultos Matriz de Referência |
title_short |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
title_full |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
title_fullStr |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
title_full_unstemmed |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
title_sort |
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento |
author |
Ribeiro, Vera Masagão |
author_facet |
Ribeiro, Vera Masagão Fonseca, Maria Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Maria Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Vera Masagão Fonseca, Maria Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Avaliação da Aprendizagem Educação de Adultos Matriz de Referência |
topic |
Alfabetização Avaliação da Aprendizagem Educação de Adultos Matriz de Referência |
description |
As autoras apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001. O principal aspecto inovador da proposta é a integração de dois domínios do alfabetismo - o letramento e o numeramento - nos mesmos conjuntos de habilidades. Distinguem-se também as habilidades funcionais (localização, integração, elaboração e avaliação), foco principal do Inaf, das habilidades elementares, úteis para avaliação de programas de alfabetização inicial (reconhecimento de letras, numerais e sinais; reconhecimento de palavras e números, fluência; reconhecimento do assunto, tipo ou finalidade dos textos/instrumentos e registro escrito). Além dos tipos de texto sobre os quais as habilidades de alfabetismo se manifestam, são apresentados e discutidos os fatores de dificuldade que fazem as tarefas corresponderem a níveis mais baixos ou altos de proficiência. A matriz de referência pretende oferecer aos educadores um quadro conceitual que organize o trabalho pedagógico sobre as capacidades de alfabetismo, instrumento principal para aprendizagens nos mais diversos campos do saber, em torno do qual se pode constituir um projeto pedagógico integrado para toda a educação básica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031 10.18222/eae214520102031 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214520102031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2031/1990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 45 (2010); 147-165 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 45 (2010); 147-165 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 45 (2010); 147-165 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 45 (2010); 147-165 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420189290496 |