Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vera Masagão
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares, Tufi Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2070
Resumo: Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo de populações brasileiras jovens e adultas, combinando habilidades de leitura e habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas na definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo Inaf desde seu lançamento e das bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentam a proposição da escala combinada, a descrição dos níveis de alfabetismo definidos a partir dela e alguns resultados obtidos de 2001 a 2007 com a amostra nacional de jovens e adultos.
id FCC-2_134d3b404157120ebe5b3a35b5c2f720
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2070
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolarAlfabetizaçãoLeituraMatemáticaEscala de AvaliaçãoEducação de AdultosEste artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo de populações brasileiras jovens e adultas, combinando habilidades de leitura e habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas na definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo Inaf desde seu lançamento e das bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentam a proposição da escala combinada, a descrição dos níveis de alfabetismo definidos a partir dela e alguns resultados obtidos de 2001 a 2007 com a amostra nacional de jovens e adultos.Fundação Carlos Chagas2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207010.18222/eae194120082070Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 449-464Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 449-464Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 449-464Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 449-464Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 449-4641984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2070/2028Ribeiro, Vera MasagãoSoares, Tufi Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:11Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2070Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:11Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
title Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
spellingShingle Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
Ribeiro, Vera Masagão
Alfabetização
Leitura
Matemática
Escala de Avaliação
Educação de Adultos
title_short Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
title_full Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
title_fullStr Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
title_full_unstemmed Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
title_sort Construção de escala combinada para a medição do alfabetismo em contexto não escolar
author Ribeiro, Vera Masagão
author_facet Ribeiro, Vera Masagão
Soares, Tufi Machado
author_role author
author2 Soares, Tufi Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vera Masagão
Soares, Tufi Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
Matemática
Escala de Avaliação
Educação de Adultos
topic Alfabetização
Leitura
Matemática
Escala de Avaliação
Educação de Adultos
description Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo de populações brasileiras jovens e adultas, combinando habilidades de leitura e habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas na definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo Inaf desde seu lançamento e das bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentam a proposição da escala combinada, a descrição dos níveis de alfabetismo definidos a partir dela e alguns resultados obtidos de 2001 a 2007 com a amostra nacional de jovens e adultos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2070
10.18222/eae194120082070
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2070
identifier_str_mv 10.18222/eae194120082070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2070/2028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 449-464
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 41 (2008); 449-464
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 41 (2008); 449-464
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 41 (2008); 449-464
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 41 (2008); 449-464
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420239622144