Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2117 |
Resumo: | O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens das provas de Matemática - 8ª série -, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos anos de 1997 e 1999, considerando-se os seus aspectos qualitativos e quantitativos. Os aspectos qualitativos foram analisados por meio da análise da validade de conteúdo e dos procedimentos efetivos da elaboração dos itens. Os aspectos quantitativos foram analisados, considerando-se as propriedades estatísticas, as quais incluíram procedimentos de análise da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises realizadas mostraram que as avaliações de desempenho, principalmente as de larga escala, devem levar em conta os aspectos psicométricos e pedagógicos dos itens de forma integrada, sem privilégio de nenhuma delas. Dessa forma, constata-se que há uma maior compreensão dos resultados dessas avaliações, os quais poderão reverter em políticas mais adequadas de intervenção na busca da melhoria da qualidade da educação, propósito final do Saeb. |
id |
FCC-2_e3d3507facd06cef37388e21b12b61e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2117 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométricaPsicometriaValidade De ConteúdoTeoria Clássica Dos Testes (TCT)Teoria De Resposta Ao Item (TRI)O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens das provas de Matemática - 8ª série -, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos anos de 1997 e 1999, considerando-se os seus aspectos qualitativos e quantitativos. Os aspectos qualitativos foram analisados por meio da análise da validade de conteúdo e dos procedimentos efetivos da elaboração dos itens. Os aspectos quantitativos foram analisados, considerando-se as propriedades estatísticas, as quais incluíram procedimentos de análise da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises realizadas mostraram que as avaliações de desempenho, principalmente as de larga escala, devem levar em conta os aspectos psicométricos e pedagógicos dos itens de forma integrada, sem privilégio de nenhuma delas. Dessa forma, constata-se que há uma maior compreensão dos resultados dessas avaliações, os quais poderão reverter em políticas mais adequadas de intervenção na busca da melhoria da qualidade da educação, propósito final do Saeb.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/211710.18222/eae173420062117Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 43-78Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 43-78Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 43-78Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 43-78Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 43-781984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2117/2075Rodrigues, Margarida M. M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2117Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
title |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
spellingShingle |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica Rodrigues, Margarida M. M. Psicometria Validade De Conteúdo Teoria Clássica Dos Testes (TCT) Teoria De Resposta Ao Item (TRI) |
title_short |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
title_full |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
title_fullStr |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
title_full_unstemmed |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
title_sort |
Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica |
author |
Rodrigues, Margarida M. M. |
author_facet |
Rodrigues, Margarida M. M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Margarida M. M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicometria Validade De Conteúdo Teoria Clássica Dos Testes (TCT) Teoria De Resposta Ao Item (TRI) |
topic |
Psicometria Validade De Conteúdo Teoria Clássica Dos Testes (TCT) Teoria De Resposta Ao Item (TRI) |
description |
O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens das provas de Matemática - 8ª série -, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos anos de 1997 e 1999, considerando-se os seus aspectos qualitativos e quantitativos. Os aspectos qualitativos foram analisados por meio da análise da validade de conteúdo e dos procedimentos efetivos da elaboração dos itens. Os aspectos quantitativos foram analisados, considerando-se as propriedades estatísticas, as quais incluíram procedimentos de análise da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises realizadas mostraram que as avaliações de desempenho, principalmente as de larga escala, devem levar em conta os aspectos psicométricos e pedagógicos dos itens de forma integrada, sem privilégio de nenhuma delas. Dessa forma, constata-se que há uma maior compreensão dos resultados dessas avaliações, os quais poderão reverter em políticas mais adequadas de intervenção na busca da melhoria da qualidade da educação, propósito final do Saeb. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2117 10.18222/eae173420062117 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2117 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173420062117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2117/2075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 43-78 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 43-78 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 43-78 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 43-78 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 43-78 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420306731008 |