Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300017 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dificuldade, discriminação e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Sugere-se a inclusão de novos itens na prova, que busquem confiabilidade e validade para o contexto educacional e revelem o raciocínio estatístico de universitários ao ler representações de dados estatísticos. |
id |
PUC_RIO-24_2eb252a5009cbcfd513ec6c4629fdc69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722004000300017 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatísticoteoria de resposta ao itempsicometria clássicaeducação estatísticaEste estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dificuldade, discriminação e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Sugere-se a inclusão de novos itens na prova, que busquem confiabilidade e validade para o contexto educacional e revelem o raciocínio estatístico de universitários ao ler representações de dados estatísticos.Universidade Estadual de Maringá2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300017Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722004000300017info:eu-repo/semantics/openAccessVendramini,Claudette Maria MedeirosSilva,Marjorie Cristina daCanale,Michellepor2005-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722004000300017Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2005-03-17T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
title |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
spellingShingle |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico Vendramini,Claudette Maria Medeiros teoria de resposta ao item psicometria clássica educação estatística |
title_short |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
title_full |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
title_fullStr |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
title_full_unstemmed |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
title_sort |
Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico |
author |
Vendramini,Claudette Maria Medeiros |
author_facet |
Vendramini,Claudette Maria Medeiros Silva,Marjorie Cristina da Canale,Michelle |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Marjorie Cristina da Canale,Michelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendramini,Claudette Maria Medeiros Silva,Marjorie Cristina da Canale,Michelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria de resposta ao item psicometria clássica educação estatística |
topic |
teoria de resposta ao item psicometria clássica educação estatística |
description |
Este estudo objetivou analisar as 18 questões (do tipo múltipla escolha) de uma prova sobre conceitos básicos de Estatística pelas teorias clássica e moderna. Participaram 325 universitários, selecionados aleatoriamente das áreas de humanas, exatas e saúde. A análise indicou que a prova é predominantemente unidimensional e que os itens podem ser mais bem ajustados ao modelo de três parâmetros. Os índices de dificuldade, discriminação e correlação bisserial apresentam valores aceitáveis. Sugere-se a inclusão de novos itens na prova, que busquem confiabilidade e validade para o contexto educacional e revelem o raciocínio estatístico de universitários ao ler representações de dados estatísticos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722004000300017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.9 n.3 2004 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903462588416 |