Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Ana Sílvia Moço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino.
id FCC-2_ebeaaaf79c567a0fca53b4f43d626962
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2721
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa AlfabetizaçãoFormação de ProfessoresAlfabetizaçãoPrática de EnsinoEste artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272110.18222/eae245520132721Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 94-1301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721/2672Aparício, Ana Sílvia Moçoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2721Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
title Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
spellingShingle Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
Aparício, Ana Sílvia Moço
Formação de Professores
Alfabetização
Prática de Ensino
title_short Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
title_full Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
title_fullStr Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
title_full_unstemmed Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
title_sort Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
author Aparício, Ana Sílvia Moço
author_facet Aparício, Ana Sílvia Moço
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, Ana Sílvia Moço
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Alfabetização
Prática de Ensino
topic Formação de Professores
Alfabetização
Prática de Ensino
description Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721
10.18222/eae245520132721
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721
identifier_str_mv 10.18222/eae245520132721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721/2672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 94-130
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 94-130
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 94-130
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421519933440