Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino. |
id |
FCC-2_ebeaaaf79c567a0fca53b4f43d626962 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2721 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa AlfabetizaçãoFormação de ProfessoresAlfabetizaçãoPrática de EnsinoEste artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino.Fundação Carlos Chagas2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/272110.18222/eae245520132721Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 94-130Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 94-1301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721/2672Aparício, Ana Sílvia Moçoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:35:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2721Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:35:14Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
title |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
spellingShingle |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização Aparício, Ana Sílvia Moço Formação de Professores Alfabetização Prática de Ensino |
title_short |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
title_full |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
title_fullStr |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
title_full_unstemmed |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
title_sort |
Formação docente: reflexões de alunos de pedagogia no Programa Bolsa Alfabetização |
author |
Aparício, Ana Sílvia Moço |
author_facet |
Aparício, Ana Sílvia Moço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparício, Ana Sílvia Moço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Alfabetização Prática de Ensino |
topic |
Formação de Professores Alfabetização Prática de Ensino |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir os principais resultados de uma pesquisa que buscou compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização. Para tal, buscou-se analisar como esses alunos reconfiguram o agir do professor-regente nos/pelos relatos reflexivos que eles produzem no âmbito do programa. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as análises são do interacionismo sociodiscursivo. Os resultados apontam a necessidade de ampliação da formação do alfabetizador para os estudos de didática das línguas, que aborda a análise das práticas de sala de aula privilegiando as formas de adequação do ensino às capacidades dos alunos, às interações, às tarefas realizadas, aos objetos efetivamente ensinados na aula, e às ferramentas/instrumentos de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721 10.18222/eae245520132721 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245520132721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2721/2672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 55 (2013); 94-130 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 55 (2013); 94-130 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 55 (2013); 94-130 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 55 (2013); 94-130 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421519933440 |