Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparicio, Ana Silvia Moço
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ventura, Aline Lazarini Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73
Resumo: RESUMOEste artigo tem a finalidade de investigar as possíveis contribuições de programas de iniciação à docência na formação de alunos de Pedagogia. Consideramos para análise e reflexão a experiência, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Projeto Bolsa Alfabetização e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São considerados como dados de análise deste trabalho os relatos reflexivos produzidos pelos bolsistas do curso de Pedagogia da USCS participantes desses dois programas. Assim, com base nessas produções, buscamos identificar as contribuições da participação nesses programas na formação dos alunos bolsistas. Os resultados deste trabalho podem contribuir para ampliar a produção de conhecimentos na área de formação inicial de professores, bem como para promover reflexões no próprio Curso de Pedagogia da USCS. Palavras-chave: Alfabetização; Formação de professores.POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF INITIATION PROGRAMS FOR NEW TEACHERS BY TRAINING STUDENTS OF PEDAGOGY: THE EXPERIENCE OF BOLSA ALFABETIZA
id UNICID_d8412dba744733c43cdf7e606c86e33b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/73
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sulAlfabetizaçãoFormação de professoresRESUMOEste artigo tem a finalidade de investigar as possíveis contribuições de programas de iniciação à docência na formação de alunos de Pedagogia. Consideramos para análise e reflexão a experiência, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Projeto Bolsa Alfabetização e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São considerados como dados de análise deste trabalho os relatos reflexivos produzidos pelos bolsistas do curso de Pedagogia da USCS participantes desses dois programas. Assim, com base nessas produções, buscamos identificar as contribuições da participação nesses programas na formação dos alunos bolsistas. Os resultados deste trabalho podem contribuir para ampliar a produção de conhecimentos na área de formação inicial de professores, bem como para promover reflexões no próprio Curso de Pedagogia da USCS. Palavras-chave: Alfabetização; Formação de professores.POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF INITIATION PROGRAMS FOR NEW TEACHERS BY TRAINING STUDENTS OF PEDAGOGY: THE EXPERIENCE OF BOLSA ALFABETIZAUniversidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/7310.26843/v6.n2.2013.73.p224 - 243Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 2 (2013): Jul/Dez 2013; 224 - 2431982-863210.26843/ae.v6.n2.2013reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73/64Copyright (c) 2017 Ana Silvia Moço Aparicio, Aline Lazarini Garcia Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessAparicio, Ana Silvia MoçoVentura, Aline Lazarini Garcia2018-07-03T08:26:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/73Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:26:20Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
title Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
spellingShingle Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
Aparicio, Ana Silvia Moço
Alfabetização
Formação de professores
title_short Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
title_full Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
title_fullStr Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
title_full_unstemmed Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
title_sort Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
author Aparicio, Ana Silvia Moço
author_facet Aparicio, Ana Silvia Moço
Ventura, Aline Lazarini Garcia
author_role author
author2 Ventura, Aline Lazarini Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparicio, Ana Silvia Moço
Ventura, Aline Lazarini Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Formação de professores
topic Alfabetização
Formação de professores
description RESUMOEste artigo tem a finalidade de investigar as possíveis contribuições de programas de iniciação à docência na formação de alunos de Pedagogia. Consideramos para análise e reflexão a experiência, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Projeto Bolsa Alfabetização e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São considerados como dados de análise deste trabalho os relatos reflexivos produzidos pelos bolsistas do curso de Pedagogia da USCS participantes desses dois programas. Assim, com base nessas produções, buscamos identificar as contribuições da participação nesses programas na formação dos alunos bolsistas. Os resultados deste trabalho podem contribuir para ampliar a produção de conhecimentos na área de formação inicial de professores, bem como para promover reflexões no próprio Curso de Pedagogia da USCS. Palavras-chave: Alfabetização; Formação de professores.POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF INITIATION PROGRAMS FOR NEW TEACHERS BY TRAINING STUDENTS OF PEDAGOGY: THE EXPERIENCE OF BOLSA ALFABETIZA
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73
10.26843/v6.n2.2013.73.p224 - 243
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73
identifier_str_mv 10.26843/v6.n2.2013.73.p224 - 243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Silvia Moço Aparicio, Aline Lazarini Garcia Ventura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ana Silvia Moço Aparicio, Aline Lazarini Garcia Ventura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 2 (2013): Jul/Dez 2013; 224 - 243
1982-8632
10.26843/ae.v6.n2.2013
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141439160320