Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73 |
Resumo: | RESUMOEste artigo tem a finalidade de investigar as possíveis contribuições de programas de iniciação à docência na formação de alunos de Pedagogia. Consideramos para análise e reflexão a experiência, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Projeto Bolsa Alfabetização e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São considerados como dados de análise deste trabalho os relatos reflexivos produzidos pelos bolsistas do curso de Pedagogia da USCS participantes desses dois programas. Assim, com base nessas produções, buscamos identificar as contribuições da participação nesses programas na formação dos alunos bolsistas. Os resultados deste trabalho podem contribuir para ampliar a produção de conhecimentos na área de formação inicial de professores, bem como para promover reflexões no próprio Curso de Pedagogia da USCS. Palavras-chave: Alfabetização; Formação de professores.POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF INITIATION PROGRAMS FOR NEW TEACHERS BY TRAINING STUDENTS OF PEDAGOGY: THE EXPERIENCE OF BOLSA ALFABETIZA |
id |
UNICID_d8412dba744733c43cdf7e606c86e33b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/73 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sulAlfabetizaçãoFormação de professoresRESUMOEste artigo tem a finalidade de investigar as possíveis contribuições de programas de iniciação à docência na formação de alunos de Pedagogia. Consideramos para análise e reflexão a experiência, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Projeto Bolsa Alfabetização e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São considerados como dados de análise deste trabalho os relatos reflexivos produzidos pelos bolsistas do curso de Pedagogia da USCS participantes desses dois programas. Assim, com base nessas produções, buscamos identificar as contribuições da participação nesses programas na formação dos alunos bolsistas. Os resultados deste trabalho podem contribuir para ampliar a produção de conhecimentos na área de formação inicial de professores, bem como para promover reflexões no próprio Curso de Pedagogia da USCS. Palavras-chave: Alfabetização; Formação de professores.POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF INITIATION PROGRAMS FOR NEW TEACHERS BY TRAINING STUDENTS OF PEDAGOGY: THE EXPERIENCE OF BOLSA ALFABETIZAUniversidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/7310.26843/v6.n2.2013.73.p224 - 243Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 2 (2013): Jul/Dez 2013; 224 - 2431982-863210.26843/ae.v6.n2.2013reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73/64Copyright (c) 2017 Ana Silvia Moço Aparicio, Aline Lazarini Garcia Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessAparicio, Ana Silvia MoçoVentura, Aline Lazarini Garcia2018-07-03T08:26:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/73Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:26:20Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
title |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
spellingShingle |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul Aparicio, Ana Silvia Moço Alfabetização Formação de professores |
title_short |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
title_full |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
title_fullStr |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
title_full_unstemmed |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
title_sort |
Contribuições de programas de iniciação à docência na formação do aluno de pedagogia: a experiência do projeto bolsa alfabetização e pibid na universidade municipal de são caetano do sul |
author |
Aparicio, Ana Silvia Moço |
author_facet |
Aparicio, Ana Silvia Moço Ventura, Aline Lazarini Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Ventura, Aline Lazarini Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparicio, Ana Silvia Moço Ventura, Aline Lazarini Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Formação de professores |
topic |
Alfabetização Formação de professores |
description |
RESUMOEste artigo tem a finalidade de investigar as possíveis contribuições de programas de iniciação à docência na formação de alunos de Pedagogia. Consideramos para análise e reflexão a experiência, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, do Projeto Bolsa Alfabetização e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São considerados como dados de análise deste trabalho os relatos reflexivos produzidos pelos bolsistas do curso de Pedagogia da USCS participantes desses dois programas. Assim, com base nessas produções, buscamos identificar as contribuições da participação nesses programas na formação dos alunos bolsistas. Os resultados deste trabalho podem contribuir para ampliar a produção de conhecimentos na área de formação inicial de professores, bem como para promover reflexões no próprio Curso de Pedagogia da USCS. Palavras-chave: Alfabetização; Formação de professores.POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF INITIATION PROGRAMS FOR NEW TEACHERS BY TRAINING STUDENTS OF PEDAGOGY: THE EXPERIENCE OF BOLSA ALFABETIZA |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73 10.26843/v6.n2.2013.73.p224 - 243 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73 |
identifier_str_mv |
10.26843/v6.n2.2013.73.p224 - 243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/73/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Silvia Moço Aparicio, Aline Lazarini Garcia Ventura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ana Silvia Moço Aparicio, Aline Lazarini Garcia Ventura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 2 (2013): Jul/Dez 2013; 224 - 243 1982-8632 10.26843/ae.v6.n2.2013 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141439160320 |