Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2096 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta metavaliativa do processo de auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior (IES) no Brasil, baseada nos padrões “utilidade” e “precisão” desenvolvidos pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation). Para tanto, elaboramos um instrumento fundamentado na adaptação livre do Program Evaluation Models Metaevaluation Checklist que foi aplicado aos coordenadores de curso da IES em estudo. Temos como finalidade principal refletir sobre alguns aspectos relacionados à importância e utilização das informações geradas, à qualidade e à adequação dos procedimentos para obtenção e tratamento dos dados, bem como aos mecanismos empregados para a divulgação e o acesso aos seus resultados. Consideramos que o desenvolvimento de modelos metavaliativos pode contribuir para o aperfeiçoamento da auto-avaliação e, desse modo, consolidá-la como um dos eixos centrais das políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil. |
id |
FCC-2_ed7938daa6f8d19dde493033b92359f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2096 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no BrasilMetavaliaçãoAvaliação InstitucionalEducação SuperiorEste artigo apresenta uma proposta metavaliativa do processo de auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior (IES) no Brasil, baseada nos padrões “utilidade” e “precisão” desenvolvidos pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation). Para tanto, elaboramos um instrumento fundamentado na adaptação livre do Program Evaluation Models Metaevaluation Checklist que foi aplicado aos coordenadores de curso da IES em estudo. Temos como finalidade principal refletir sobre alguns aspectos relacionados à importância e utilização das informações geradas, à qualidade e à adequação dos procedimentos para obtenção e tratamento dos dados, bem como aos mecanismos empregados para a divulgação e o acesso aos seus resultados. Consideramos que o desenvolvimento de modelos metavaliativos pode contribuir para o aperfeiçoamento da auto-avaliação e, desse modo, consolidá-la como um dos eixos centrais das políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil.Fundação Carlos Chagas2007-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/209610.18222/eae183720072096Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 217-243Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 217-243Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 217-243Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 217-243Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 217-2431984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2096/2054Gimenes, Nelson A. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2096Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
title |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
spellingShingle |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil Gimenes, Nelson A. S. Metavaliação Avaliação Institucional Educação Superior |
title_short |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
title_full |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
title_fullStr |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
title_sort |
Estudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil |
author |
Gimenes, Nelson A. S. |
author_facet |
Gimenes, Nelson A. S. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gimenes, Nelson A. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metavaliação Avaliação Institucional Educação Superior |
topic |
Metavaliação Avaliação Institucional Educação Superior |
description |
Este artigo apresenta uma proposta metavaliativa do processo de auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior (IES) no Brasil, baseada nos padrões “utilidade” e “precisão” desenvolvidos pelo Comitê Misto sobre Diretrizes para a Avaliação Educacional (Joint Committee on Standards for Educational Evaluation). Para tanto, elaboramos um instrumento fundamentado na adaptação livre do Program Evaluation Models Metaevaluation Checklist que foi aplicado aos coordenadores de curso da IES em estudo. Temos como finalidade principal refletir sobre alguns aspectos relacionados à importância e utilização das informações geradas, à qualidade e à adequação dos procedimentos para obtenção e tratamento dos dados, bem como aos mecanismos empregados para a divulgação e o acesso aos seus resultados. Consideramos que o desenvolvimento de modelos metavaliativos pode contribuir para o aperfeiçoamento da auto-avaliação e, desse modo, consolidá-la como um dos eixos centrais das políticas públicas de avaliação da educação superior no Brasil. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2096 10.18222/eae183720072096 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2096 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae183720072096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2096/2054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 217-243 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 Núm. 37 (2007); 217-243 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 18 No. 37 (2007); 217-243 Estudos em Avaliação Educacional; V. 18 N. 37 (2007); 217-243 Estudos em Avaliação Educacional; v. 18 n. 37 (2007); 217-243 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420277370880 |