A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eleonora Diniz da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471
Resumo: Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.
id FCC-2_9b785d885fc4255622a4b63b4c781683
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2471
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliaçãoerroaprendizagemavaliação construtivametavaliaçãoEste trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/247110.18222/eae193920082471Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 91-1141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471/2425Silva, Eleonora Diniz dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T19:25:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2471Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T19:25:30Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
title A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
spellingShingle A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
Silva, Eleonora Diniz da
erro
aprendizagem
avaliação construtiva
metavaliação
title_short A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
title_full A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
title_fullStr A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
title_full_unstemmed A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
title_sort A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
author Silva, Eleonora Diniz da
author_facet Silva, Eleonora Diniz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eleonora Diniz da
dc.subject.por.fl_str_mv erro
aprendizagem
avaliação construtiva
metavaliação
topic erro
aprendizagem
avaliação construtiva
metavaliação
description Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471
10.18222/eae193920082471
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471
identifier_str_mv 10.18222/eae193920082471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471/2425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 91-114
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 91-114
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 91-114
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421507350528