A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471 |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação. |
id |
FCC-2_9b785d885fc4255622a4b63b4c781683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2471 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliaçãoerroaprendizagemavaliação construtivametavaliaçãoEste trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/247110.18222/eae193920082471Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 91-114Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 91-1141984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471/2425Silva, Eleonora Diniz dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-11T19:25:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2471Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2019-09-11T19:25:30Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
title |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
spellingShingle |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação Silva, Eleonora Diniz da erro aprendizagem avaliação construtiva metavaliação |
title_short |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
title_full |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
title_fullStr |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
title_full_unstemmed |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
title_sort |
A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação |
author |
Silva, Eleonora Diniz da |
author_facet |
Silva, Eleonora Diniz da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eleonora Diniz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
erro aprendizagem avaliação construtiva metavaliação |
topic |
erro aprendizagem avaliação construtiva metavaliação |
description |
Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471 10.18222/eae193920082471 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae193920082471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2471/2425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 91-114 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 91-114 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421507350528 |