Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128 |
Resumo: | Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”. |
id |
FCC-2_f46143b54dd7973c65082aff1804c529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2128 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricosEducação InfantilBanco MundialEqüidade E Estado De Bem-Estar SocialEsta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.Fundação Carlos Chagas2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/212810.18222/eae173320062128Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 33 (2006); 89-1041984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128/2085Rodrigues, Gisele SonciniLara, Angela Mara de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:06Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2128Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:06Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
title |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
spellingShingle |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos Rodrigues, Gisele Soncini Educação Infantil Banco Mundial Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social |
title_short |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
title_full |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
title_fullStr |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
title_full_unstemmed |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
title_sort |
Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos |
author |
Rodrigues, Gisele Soncini |
author_facet |
Rodrigues, Gisele Soncini Lara, Angela Mara de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Angela Mara de Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Gisele Soncini Lara, Angela Mara de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Banco Mundial Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social |
topic |
Educação Infantil Banco Mundial Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social |
description |
Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128 10.18222/eae173320062128 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173320062128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128/2085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 33 (2006); 89-104 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 33 (2006); 89-104 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 33 (2006); 89-104 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420606623744 |