Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gisele Soncini
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lara, Angela Mara de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128
Resumo: Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.
id FCC-2_f46143b54dd7973c65082aff1804c529
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2128
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricosEducação InfantilBanco MundialEqüidade E Estado De Bem-Estar SocialEsta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.Fundação Carlos Chagas2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/212810.18222/eae173320062128Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 33 (2006); 89-104Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 33 (2006); 89-1041984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128/2085Rodrigues, Gisele SonciniLara, Angela Mara de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:06Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2128Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:06Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
title Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
spellingShingle Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
Rodrigues, Gisele Soncini
Educação Infantil
Banco Mundial
Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social
title_short Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
title_full Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
title_fullStr Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
title_full_unstemmed Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
title_sort Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos
author Rodrigues, Gisele Soncini
author_facet Rodrigues, Gisele Soncini
Lara, Angela Mara de Barros
author_role author
author2 Lara, Angela Mara de Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gisele Soncini
Lara, Angela Mara de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Banco Mundial
Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social
topic Educação Infantil
Banco Mundial
Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social
description Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128
10.18222/eae173320062128
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128
identifier_str_mv 10.18222/eae173320062128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2128/2085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 33 (2006); 89-104
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 89-104
Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 33 (2006); 89-104
Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 33 (2006); 89-104
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420606623744