Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Aurea-Tardeli, Denise
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742
Resumo: Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.
id FCC-2_f83c23c657feb8a8d81e3070556e606d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2742
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democráticaValores MoraisProfissionalização DocenteKohlbergIdentidade ProfissionalEstudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/274210.18222/eae245620132742Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 220-2511984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742/2694D’Aurea-Tardeli, Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2742Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
title Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
spellingShingle Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
D’Aurea-Tardeli, Denise
Valores Morais
Profissionalização Docente
Kohlberg
Identidade Profissional
title_short Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
title_full Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
title_fullStr Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
title_full_unstemmed Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
title_sort Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
author D’Aurea-Tardeli, Denise
author_facet D’Aurea-Tardeli, Denise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D’Aurea-Tardeli, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Valores Morais
Profissionalização Docente
Kohlberg
Identidade Profissional
topic Valores Morais
Profissionalização Docente
Kohlberg
Identidade Profissional
description Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742
10.18222/eae245620132742
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742
identifier_str_mv 10.18222/eae245620132742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742/2694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 220-251
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 220-251
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 220-251
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421894275072