Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742 |
Resumo: | Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão. |
id |
FCC-2_f83c23c657feb8a8d81e3070556e606d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2742 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democráticaValores MoraisProfissionalização DocenteKohlbergIdentidade ProfissionalEstudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão.Fundação Carlos Chagas2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/274210.18222/eae245620132742Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 220-251Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 220-2511984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742/2694DAurea-Tardeli, Deniseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:36:09Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2742Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:36:09Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
title |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
spellingShingle |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática DAurea-Tardeli, Denise Valores Morais Profissionalização Docente Kohlberg Identidade Profissional |
title_short |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
title_full |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
title_fullStr |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
title_sort |
Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática |
author |
DAurea-Tardeli, Denise |
author_facet |
DAurea-Tardeli, Denise |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAurea-Tardeli, Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores Morais Profissionalização Docente Kohlberg Identidade Profissional |
topic |
Valores Morais Profissionalização Docente Kohlberg Identidade Profissional |
description |
Estudo derivado da pesquisa Avaliando valores em escolares e seus professores: uma proposta de construção de uma escala, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas. Pretende avaliar a identidade profissional de professores relacionada aos valores que estabelecem como prioritários. A metodologia envolve um questionário de valores e um questionário de perfil aplicados em aproximadamente 300 professores em exercício, do ensino fundamental (segundo ciclo) e ensino médio, em escolas públicas e privadas de São Paulo, para avaliar qual é o nível de presença e adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática, para com isso envolver as variáveis identitárias dos professores e propor caminhos de intervenção. Os resultados apontam para professores com nível de adesão a valores correspondentes ao estágio pós-convencional da teoria kohlberguiana, possivelmente demonstrando que os valores são constructos centrais no exercício da sua profissão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742 10.18222/eae245620132742 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245620132742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2742/2694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 56 (2013); 220-251 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 56 (2013); 220-251 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 56 (2013); 220-251 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 56 (2013); 220-251 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421894275072 |