Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Lina Cardoso
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181
Resumo: Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.
id FCC-2_fc17fdf8f31b5cdbd2cb4207b1a80498
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2181
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamentalAvaliaçãoAprendizagemAutonomiaParâmetros Curriculares NacionaisEste artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218110.18222/eae02720032181Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 133-1541984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181/2138Nunes, Lina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2181Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
title Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
spellingShingle Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
Nunes, Lina Cardoso
Avaliação
Aprendizagem
Autonomia
Parâmetros Curriculares Nacionais
title_short Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
title_full Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
title_fullStr Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
title_sort Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
author Nunes, Lina Cardoso
author_facet Nunes, Lina Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Lina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Aprendizagem
Autonomia
Parâmetros Curriculares Nacionais
topic Avaliação
Aprendizagem
Autonomia
Parâmetros Curriculares Nacionais
description Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181
10.18222/eae02720032181
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181
identifier_str_mv 10.18222/eae02720032181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181/2138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 133-154
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154
Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 133-154
Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 133-154
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420688412672