Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181 |
Resumo: | Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente. |
id |
FCC-2_fc17fdf8f31b5cdbd2cb4207b1a80498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2181 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamentalAvaliaçãoAprendizagemAutonomiaParâmetros Curriculares NacionaisEste artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente.Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218110.18222/eae02720032181Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 133-154Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 133-1541984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181/2138Nunes, Lina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2181Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
title |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental Nunes, Lina Cardoso Avaliação Aprendizagem Autonomia Parâmetros Curriculares Nacionais |
title_short |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
title_full |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
title_sort |
Novos rumos para o processo de avaliar: desafios para os professores do ensino fundamental |
author |
Nunes, Lina Cardoso |
author_facet |
Nunes, Lina Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Lina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Aprendizagem Autonomia Parâmetros Curriculares Nacionais |
topic |
Avaliação Aprendizagem Autonomia Parâmetros Curriculares Nacionais |
description |
Este artigo relata o breve estudo que teve como objetivos, inicialmente, analisar as relações entre avaliação e aprendizagem dos conteúdos sistemáticos propostos pela escola, identificando como a forma de avaliar e/ou os procedimentos de avaliação podem influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos avaliados. Posteriormente buscou-se analisar as modalidades de avaliação implementadas no Ensino Fundamental no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, explicitando a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia do sujeito. A investigação foi realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro e teve como principais conclusões que há um empenho indiscutível da direção para o êxito das atividades que são desenvolvidas com seriedade e respeito pela equipe de professores e embora se observe, em diferentes momentos, os entraves para a realização das propostas oficiais, já se pode reconhecer que novos rumos para o processo de avaliar se instituem progressivamente. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181 10.18222/eae02720032181 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02720032181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2181/2138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 133-154 Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 133-154 Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 133-154 Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 133-154 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420688412672 |