Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Birman, Eliane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lopes, Isa Cristina da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911
Resumo: A investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares.
id FCC-2_fcc17bd58786fb7ea5f1193b68b65a2d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1911
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Multicurso matemática: avaliação e aprimoramentoFormação de ProfessoresAvaliação da AprendizagemEducação ContinuadaAvaliação do ProgramaA investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191110.18222/eae245420131911Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 276-3031984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911/1895Birman, ElianeLopes, Isa Cristina da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:34:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1911Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:34:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
title Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
spellingShingle Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
Birman, Eliane
Formação de Professores
Avaliação da Aprendizagem
Educação Continuada
Avaliação do Programa
title_short Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
title_full Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
title_fullStr Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
title_full_unstemmed Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
title_sort Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
author Birman, Eliane
author_facet Birman, Eliane
Lopes, Isa Cristina da Rocha
author_role author
author2 Lopes, Isa Cristina da Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Birman, Eliane
Lopes, Isa Cristina da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Avaliação da Aprendizagem
Educação Continuada
Avaliação do Programa
topic Formação de Professores
Avaliação da Aprendizagem
Educação Continuada
Avaliação do Programa
description A investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911
10.18222/eae245420131911
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911
identifier_str_mv 10.18222/eae245420131911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911/1895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 276-303
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 276-303
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 276-303
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419764617216