Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911 |
Resumo: | A investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares. |
id |
FCC-2_fcc17bd58786fb7ea5f1193b68b65a2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1911 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramentoFormação de ProfessoresAvaliação da AprendizagemEducação ContinuadaAvaliação do ProgramaA investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191110.18222/eae245420131911Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 276-303Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 276-3031984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911/1895Birman, ElianeLopes, Isa Cristina da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:34:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1911Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:34:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
title |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
spellingShingle |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento Birman, Eliane Formação de Professores Avaliação da Aprendizagem Educação Continuada Avaliação do Programa |
title_short |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
title_full |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
title_fullStr |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
title_full_unstemmed |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
title_sort |
Multicurso matemática: avaliação e aprimoramento |
author |
Birman, Eliane |
author_facet |
Birman, Eliane Lopes, Isa Cristina da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Isa Cristina da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Birman, Eliane Lopes, Isa Cristina da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Avaliação da Aprendizagem Educação Continuada Avaliação do Programa |
topic |
Formação de Professores Avaliação da Aprendizagem Educação Continuada Avaliação do Programa |
description |
A investigação sobre aprendizagem tem incorporado medidas relacionadas com programas educacionais, gestão escolar e formação de professores, incluídas parcerias entre gestores públicos e instituições não governamentais, como é o caso do Programa Multicurso Matemática da Fundação Roberto Marinho. Para conhecer a contribuição do Programa, contou-se com avaliação externa que compreendeu: diagnóstico inicial, processo e resultados. Desenvolveu-se uma aná- lise a partir de observações dos atores envolvidos, questionários contextuais e verificação da proficiência dos alunos em Matemática. A proficiência foi estimada utilizando-se a Teoria de Resposta ao Item Paramétrica, compatibilizando escalas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Observou-se progresso nas médias de proficiência, mudanças nas perspectivas metodológicas dos professores, na dinâmica de planejamento e na reflexão sobre práticas escolares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911 10.18222/eae245420131911 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae245420131911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1911/1895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 276-303 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 276-303 Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 276-303 Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 276-303 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419764617216 |