A comparação dos incomparáveis: a justiça da relação eu-outro de Lévinas como possibilidade da humanização do cuidado na área da saúde*
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) |
Texto Completo: | http://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/332 |
Resumo: | Neste ensaio filosófico pretendemos refletir como a concepção de justiça de Emmanuel Lévinas pode contribuir para a relação humanizada na área da saúde. De acordo com a filosofia levinasiana, o outro se apresenta ao eu como rosto (alteridade absoluta), exigindo uma resposta justa do eu. Para assistir o outro justamente, o eu profissional da saúde necessita recorrer aos seus conhecimentos científicos e técnicos e habilidades profissionais e humanas para cuidar daquele outro singular que exige sua assistência. Por mais que o eu se esforce para ser justo, para contextualizar seus conhecimentos universais í s exigências da singularidade, não tem a certeza se suas respostas são justas, pois a proximidade do face a face é sempre transcendente. Com uma justiça que reconhece a alteridade como absoluta é possível falarmos em cuidados humanizados na área da saúde, cuidados que apesar dos conteúdos universais, não perdem de vista o singular que é alteridade.Descritores: Ética, Equidade em saúde, Humanização da assistência, Assistência centrada no paciente, Relações interpessoais |
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A comparação dos incomparáveis: a justiça da relação eu-outro de Lévinas como possibilidade da humanização do cuidado na área da saúde*Neste ensaio filosófico pretendemos refletir como a concepção de justiça de Emmanuel Lévinas pode contribuir para a relação humanizada na área da saúde. De acordo com a filosofia levinasiana, o outro se apresenta ao eu como rosto (alteridade absoluta), exigindo uma resposta justa do eu. Para assistir o outro justamente, o eu profissional da saúde necessita recorrer aos seus conhecimentos científicos e técnicos e habilidades profissionais e humanas para cuidar daquele outro singular que exige sua assistência. Por mais que o eu se esforce para ser justo, para contextualizar seus conhecimentos universais í s exigências da singularidade, não tem a certeza se suas respostas são justas, pois a proximidade do face a face é sempre transcendente. Com uma justiça que reconhece a alteridade como absoluta é possível falarmos em cuidados humanizados na área da saúde, cuidados que apesar dos conteúdos universais, não perdem de vista o singular que é alteridade.Descritores: Ética, Equidade em saúde, Humanização da assistência, Assistência centrada no paciente, Relações interpessoaisFaculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/332Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; v. 55 n. 3 (2010): Set/Dez; 89-941809-30190101-6067reponame:Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online)instname:Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinstacron:FCMSCSPporhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/view/332/348Copyright (c) 2018 Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Débora Vieira deChaves, Eliane CorrêaBrito, José Henrique Silveira de2021-09-29T02:21:24Zoai:ojs2.arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br:article/332Revistahttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSPONGhttp://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/oaiarquivosmedicos@fcmsantacasasp.edu.br||1809-30190101-6067opendoar:2021-09-29T02:21:24Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Online) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulofalse |
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