O DIREITO EDUCACIONAL E A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR: PRESSUPOSTOS, CONDIÇÕES E VANTAGENS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca |
Texto Completo: | http://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/289 |
Resumo: | Trata-se de um tema de alta relevância no Direito Educacional contemporâneo, que problematiza um elenco significativo de pressupostos, condições e vantagens, objetivando estudar a questão da municipalização do ensino fundamental regular em seus aspectos jurídico-pedagógicos e institucionais, contribuindo para o enriquecimento do campo teórico do Direito Educacional, para a construção e/ou reconstrução de sistemas de ensino municipais eficientes, através da análise crítica de seus elementos normativos, institucionais e financeiros, bem como fornecendo subsídios aos dirigentes municipais de educação para implementação e gerenciamento do processo de municipalização do ensino, de forma democrática, competente, transparente e participativa. Pelos estudos e análises realizadas, concluiu-se pela oportunidade, conveniência, necessidade e viabilidade do processo de municipalização do ensino fundamental, desde que realizado por homens compromissados com a qualidade da educação pública e imbuídos de uma vontade política de realizá-la. |
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O DIREITO EDUCACIONAL E A MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR: PRESSUPOSTOS, CONDIÇÕES E VANTAGENSDireito educacional. Municipalização. Pressupostos. Condições. Vantagens.Trata-se de um tema de alta relevância no Direito Educacional contemporâneo, que problematiza um elenco significativo de pressupostos, condições e vantagens, objetivando estudar a questão da municipalização do ensino fundamental regular em seus aspectos jurídico-pedagógicos e institucionais, contribuindo para o enriquecimento do campo teórico do Direito Educacional, para a construção e/ou reconstrução de sistemas de ensino municipais eficientes, através da análise crítica de seus elementos normativos, institucionais e financeiros, bem como fornecendo subsídios aos dirigentes municipais de educação para implementação e gerenciamento do processo de municipalização do ensino, de forma democrática, competente, transparente e participativa. Pelos estudos e análises realizadas, concluiu-se pela oportunidade, conveniência, necessidade e viabilidade do processo de municipalização do ensino fundamental, desde que realizado por homens compromissados com a qualidade da educação pública e imbuídos de uma vontade política de realizá-la.Faculdade de Direito de Franca2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/28910.21207/1983.4225.289Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca; v. 10 n. 1 (2015); 223-2421983-4225reponame:Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainstname:Faculdade de Direito de Franca (FDF)instacron:FDFporhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/289/256Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Francainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Vicente de Paula2020-04-19T11:31:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/289Revistahttps://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdfPUBhttp://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/oai||drcildo@direitofranca.br1983-42251983-4225opendoar:2020-04-19T11:31:57Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca - Faculdade de Direito de Franca (FDF)false |
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