Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savian Bottizini, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Spínola Fontes Roggero, Letycia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)
Texto Completo: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/40
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explanar objetivamente as raízes da Constituição, adentrando na Constituição brasileira marcadamente por matérias infraconstitucionais em larga escala e a contribuição da democracia e do liberalismo que impregnou o pensamento constitucionalista. Examina a ideia de ordem como previsibilidade e o individualismo se tornaram premissas do Estado Brasileiro, historicamente, e que permanecem ainda hoje, em contraste com os ideais de um pretenso Constitucionalismo social moderno. Como conclusão, revela-se a necessidade de revisão do pensamento sobre Estado e Constituição para resolver contradições entre as velhas estruturas liberais e os novos conteúdos sociais. Para tanto, foi utilizado o método dedutivo com pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva aliada a técnicas de investigação empírica na doutrina brasileira sob o enfoque da abrangência da Constituição.
id FDSM_9be2935d6f487b924d3f200d842724a5
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fdsm.edu.br:article/40
network_acronym_str FDSM
network_name_str Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)
repository_id_str
spelling Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?ConstituiçãoLiberalismoMatéria infraconstitucionalHistoricamenteDemocraciaO presente trabalho tem como objetivo explanar objetivamente as raízes da Constituição, adentrando na Constituição brasileira marcadamente por matérias infraconstitucionais em larga escala e a contribuição da democracia e do liberalismo que impregnou o pensamento constitucionalista. Examina a ideia de ordem como previsibilidade e o individualismo se tornaram premissas do Estado Brasileiro, historicamente, e que permanecem ainda hoje, em contraste com os ideais de um pretenso Constitucionalismo social moderno. Como conclusão, revela-se a necessidade de revisão do pensamento sobre Estado e Constituição para resolver contradições entre as velhas estruturas liberais e os novos conteúdos sociais. Para tanto, foi utilizado o método dedutivo com pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva aliada a técnicas de investigação empírica na doutrina brasileira sob o enfoque da abrangência da Constituição.Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento criado pelos autoresapplication/pdfhttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/40Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas; v. 31 n. 1 (2015): Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas2447-87091516-4551reponame:Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)instname:Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)instacron:FDSMporhttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/40/39Copyright (c) 2021 REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSavian Bottizini, Pedro HenriqueSpínola Fontes Roggero, Letycia2022-04-12T20:29:04Zoai:ojs.revista.fdsm.edu.br:article/40Revistahttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsmPRIhttps://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/oairevista@fdsm.edu.br2447-87091516-4551opendoar:2022-04-12T20:29:04Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online) - Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
title Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
spellingShingle Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
Savian Bottizini, Pedro Henrique
Constituição
Liberalismo
Matéria infraconstitucional
Historicamente
Democracia
title_short Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
title_full Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
title_fullStr Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
title_full_unstemmed Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
title_sort Constitucionalismo brasileiro: as matérias constitucionais e infraconstitucionais são uma herança liberal de técnica de defesa?
author Savian Bottizini, Pedro Henrique
author_facet Savian Bottizini, Pedro Henrique
Spínola Fontes Roggero, Letycia
author_role author
author2 Spínola Fontes Roggero, Letycia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savian Bottizini, Pedro Henrique
Spínola Fontes Roggero, Letycia
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição
Liberalismo
Matéria infraconstitucional
Historicamente
Democracia
topic Constituição
Liberalismo
Matéria infraconstitucional
Historicamente
Democracia
description O presente trabalho tem como objetivo explanar objetivamente as raízes da Constituição, adentrando na Constituição brasileira marcadamente por matérias infraconstitucionais em larga escala e a contribuição da democracia e do liberalismo que impregnou o pensamento constitucionalista. Examina a ideia de ordem como previsibilidade e o individualismo se tornaram premissas do Estado Brasileiro, historicamente, e que permanecem ainda hoje, em contraste com os ideais de um pretenso Constitucionalismo social moderno. Como conclusão, revela-se a necessidade de revisão do pensamento sobre Estado e Constituição para resolver contradições entre as velhas estruturas liberais e os novos conteúdos sociais. Para tanto, foi utilizado o método dedutivo com pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva aliada a técnicas de investigação empírica na doutrina brasileira sob o enfoque da abrangência da Constituição.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento criado pelos autores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/40
url https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/40/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas
publisher.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas; v. 31 n. 1 (2015): Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas
2447-8709
1516-4551
reponame:Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)
instname:Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)
instacron:FDSM
instname_str Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)
instacron_str FDSM
institution FDSM
reponame_str Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)
collection Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (Online) - Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM)
repository.mail.fl_str_mv revista@fdsm.edu.br
_version_ 1754917310398726144