Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Faculdade de Direito de Vitória |
Texto Completo: | https://doi.org/10.18593/ejjl.16308 http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936 |
Resumo: | The Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student. |
id |
FDV-1_80c2cb36ed7ac1e43a9bc8d5c88bea1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:191.252.194.60:fdv/936 |
network_acronym_str |
FDV-1 |
network_name_str |
Repositório da Faculdade de Direito de Vitória |
repository_id_str |
|
spelling |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolarDireito fundamentalMemoriaDitadura militarFormação escolarHistóriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOThe Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student.A sociedade brasileira é formada por diversas marcas adquiridas por processos de violação de direitos e de cometimento de atrocidades por parte do Estado. O presente estudo tem por objetivos a análise da memória enquanto um direito fundamental e os mecanismos criados pela Constituição Federal de 1988, como o art. 216, o qual confere a proteção estatal ao patrimônio cultural brasileiro e o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que garante aos remanescentes quilombolas a propriedade definitiva das terras que estejam ocupando. Utilizar-se-á a pesquisa bibliográfica para a análise dos conhecimentos primários, a partir da aplicação do método dedutivo, o qual partirá de premissas, maior e menor, para se chegar à conclusão. Para tanto, analisar-se-á a necessidade do conhecimento, pelas gerações futuras, da verdade sobre o passado histórico como medida de não repetição de abusos cometidos, por exemplo, pelo Estado, sendo elas responsáveis pela transformação social. Por último, apresentar-se-á alguns mecanismos de implantação da memória no ambiente escolar como forma de resgatar de maneira significativa, para o aluno, os fatos históricos.Faculdade de Direito de VitoriaBrasilFDV2021-02-10T18:48:17Z2021-02-102021-02-10T18:48:17Z2019-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308.https://doi.org/10.18593/ejjl.163082179-7943http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936porEspaço Jurídico: Journal of Law [EJJL]Pinheiro, Priscila TinelliFrancischetto, Gilsilene Passon Picorettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2021-02-11T03:00:58Zoai:191.252.194.60:fdv/936Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-11T03:00:58Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
title |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
spellingShingle |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar Pinheiro, Priscila Tinelli Direito fundamental Memoria Ditadura militar Formação escolar História CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
title_short |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
title_full |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
title_fullStr |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
title_full_unstemmed |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
title_sort |
Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar |
author |
Pinheiro, Priscila Tinelli |
author_facet |
Pinheiro, Priscila Tinelli Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti |
author_role |
author |
author2 |
Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Priscila Tinelli Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito fundamental Memoria Ditadura militar Formação escolar História CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
Direito fundamental Memoria Ditadura militar Formação escolar História CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
The Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-19 2021-02-10T18:48:17Z 2021-02-10 2021-02-10T18:48:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308. https://doi.org/10.18593/ejjl.16308 2179-7943 http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936 |
identifier_str_mv |
FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308. 2179-7943 |
url |
https://doi.org/10.18593/ejjl.16308 http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito de Vitoria Brasil FDV |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito de Vitoria Brasil FDV |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitória instname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV) instacron:FDV |
instname_str |
Faculdade de Direito de Vitória (FDV) |
instacron_str |
FDV |
institution |
FDV |
reponame_str |
Repositório da Faculdade de Direito de Vitória |
collection |
Repositório da Faculdade de Direito de Vitória |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813101030707036160 |