Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Priscila Tinelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
Texto Completo: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936
Resumo: The Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student.
id FDV-1_80c2cb36ed7ac1e43a9bc8d5c88bea1d
oai_identifier_str oai:191.252.194.60:fdv/936
network_acronym_str FDV-1
network_name_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository_id_str
spelling Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolarDireito fundamentalMemoriaDitadura militarFormação escolarHistóriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOThe Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student.A sociedade brasileira é formada por diversas marcas adquiridas por processos de violação de direitos e de cometimento de atrocidades por parte do Estado. O presente estudo tem por objetivos a análise da memória enquanto um direito fundamental e os mecanismos criados pela Constituição Federal de 1988, como o art. 216, o qual confere a proteção estatal ao patrimônio cultural brasileiro e o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que garante aos remanescentes quilombolas a propriedade definitiva das terras que estejam ocupando. Utilizar-se-á a pesquisa bibliográfica para a análise dos conhecimentos primários, a partir da aplicação do método dedutivo, o qual partirá de premissas, maior e menor, para se chegar à conclusão. Para tanto, analisar-se-á a necessidade do conhecimento, pelas gerações futuras, da verdade sobre o passado histórico como medida de não repetição de abusos cometidos, por exemplo, pelo Estado, sendo elas responsáveis pela transformação social. Por último, apresentar-se-á alguns mecanismos de implantação da memória no ambiente escolar como forma de resgatar de maneira significativa, para o aluno, os fatos históricos.Faculdade de Direito de VitoriaBrasilFDV2021-02-10T18:48:17Z2021-02-102021-02-10T18:48:17Z2019-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleFRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308.https://doi.org/10.18593/ejjl.163082179-7943http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936porEspaço Jurídico: Journal of Law [EJJL]Pinheiro, Priscila TinelliFrancischetto, Gilsilene Passon Picorettiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2021-02-11T03:00:58Zoai:191.252.194.60:fdv/936Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-11T03:00:58Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false
dc.title.none.fl_str_mv Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
title Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
spellingShingle Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
Pinheiro, Priscila Tinelli
Direito fundamental
Memoria
Ditadura militar
Formação escolar
História
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
title_full Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
title_fullStr Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
title_full_unstemmed Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
title_sort Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar
author Pinheiro, Priscila Tinelli
author_facet Pinheiro, Priscila Tinelli
Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
author_role author
author2 Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Priscila Tinelli
Francischetto, Gilsilene Passon Picoretti
dc.subject.por.fl_str_mv Direito fundamental
Memoria
Ditadura militar
Formação escolar
História
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic Direito fundamental
Memoria
Ditadura militar
Formação escolar
História
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The Brazilian society is formed by several brands acquired by processes of violation of rights and atrocities committed by the State. The present study aims to analyze memory as a fundamental right and the mechanisms created by the Federal Constitution of 1988, as art. 216, which grants state protection to Brazilian cultural heritage and art. 68 of the Transitional Constitutional Provisions Act, which guarantees the quilombola remnants the definitive ownership of the lands they are occupying. Bibliographic research will be used for the analysis of primary knowledge, based on the application of the deductive method, which will start from premises, major and minor, to reach the conclusion. To this end, the need for future generations' knowledge of the truth about the historical past will be analyzed as a measure of non-repetition of abuses committed, for example, by the State, and they are responsible for social transformation. Finally, some mechanisms for the implantation of memory in the school environment will be presented as a way of meaningfully recovering the historical facts for the student.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-19
2021-02-10T18:48:17Z
2021-02-10
2021-02-10T18:48:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308.
https://doi.org/10.18593/ejjl.16308
2179-7943
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936
identifier_str_mv FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila. Para que não se esqueça: direito fundamental à memória e a contribuição da formação escolar. Revista Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL], Chapecó - SC, v. 20, n. 2, p. 377-396, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.16308, Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/16308.
2179-7943
url https://doi.org/10.18593/ejjl.16308
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Espaço Jurídico: Journal of Law [EJJL]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
instname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron:FDV
instname_str Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron_str FDV
institution FDV
reponame_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
collection Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository.name.fl_str_mv Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813101030707036160