Marketing de influência: a responsabilidade civil dos influenciadores digitais pelos produtos e serviços divulgados nas redes sociais a luz do código de defesa do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Faculdade de Direito de Vitória |
Texto Completo: | http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1609 |
Resumo: | Faced with the technological advances that permeate our society, digital influencers emerge as prominent figures. With the evolution of conventional media, advertising strategies emerged in the digital environment, often led by this group that uses social networks as their work space. Now, with the lack of specific legislation that regulates the activity produced by these influencers, it is necessary to analyze the possibility of holding them responsible for any damages caused by the products and services that are advertised in their media. The method chosen to carry out this work was inductive, which is nothing more than the elaboration of a generalization starting from the point of particular premises. This method would be ideal for raising problem questions that will be answered throughout the dissertation, in conjunction with bibliographic and documentary research. At the end of it, it is hoped that it will become clear that it is possible to hold influencers responsible for their illicit advertising, which may eventually cause damage, with its analysis being pertinent based on an analogy with the doctrinal and jurisprudential content available |
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Marketing de influência: a responsabilidade civil dos influenciadores digitais pelos produtos e serviços divulgados nas redes sociais a luz do código de defesa do consumidorInfluenciadores digitaisResponsabilidade civilCódigo de Defesa do ConsumidorInternetPublicidade.Mercado consumidorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOFaced with the technological advances that permeate our society, digital influencers emerge as prominent figures. With the evolution of conventional media, advertising strategies emerged in the digital environment, often led by this group that uses social networks as their work space. Now, with the lack of specific legislation that regulates the activity produced by these influencers, it is necessary to analyze the possibility of holding them responsible for any damages caused by the products and services that are advertised in their media. The method chosen to carry out this work was inductive, which is nothing more than the elaboration of a generalization starting from the point of particular premises. This method would be ideal for raising problem questions that will be answered throughout the dissertation, in conjunction with bibliographic and documentary research. At the end of it, it is hoped that it will become clear that it is possible to hold influencers responsible for their illicit advertising, which may eventually cause damage, with its analysis being pertinent based on an analogy with the doctrinal and jurisprudential content availableDiante do avanço tecnológico que permeia nossa sociedade, os influenciadores digitais emergem como figuras proeminentes. Com a evolução das mídias convencionais, surgiram estratégias publicitárias no ambiente digital, muitas vezes lideradas por esse grupo que utiliza as redes sociais como seu espaço de trabalho. Ora, com a falta de legislações específicas que regulam a atividade produzida por esses influencers, faz-se necessária a análise da possibilidade de responsabilizá-los pelos eventuais danos causados pelos produtos e serviços que são divulgados em suas mídias. O método escolhido para a realização desse trabalho foi o indutivo, sendo ele nada mais do que a elaboração de uma generalização partindo do ponto de premissas particulares. Esse método seria o ideal para o levantamento de questões- problema que serão respondidas ao longo da dissertação, em conjunto com a pesquisa bibliográfica e documental. Ao final do mesmo, espera que fique clara a possibilidade de sim responsabilizar os influenciadores perante suas publicidades ilícitas, e que eventualmente podem gerar danos, sendo pertinente a sua análise baseada em uma analogia com o conteúdo doutrinário e jurisprudencial disponívelAgência 2Faculdade de Direito de VitoriaBrasilDepartamento 2FDVLellis, Ivana Bonesi Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0764505163930559Lima, Brenda Figueredohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doSilqueira, Clarissa Zanotti Botelho2024-03-21T12:21:53Z2024-03-192024-03-21T12:21:53Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILQUEIRA, Clarissa Zanotti Botelho Marketing de influência: a responsabilidade civil dos influenciadores digitais pelos produtos e serviços divulgados nas redes sociais a luz do código de defesa do consumidor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito de Vitória, Vitória, 2023.http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2024-03-22T04:00:15Zoai:191.252.194.60:fdv/1609Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2024-03-22T04:00:15Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false |
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