Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Priscila Tinelli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Rafael Fávero, Coura, Alexandre de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
Texto Completo: http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044
Resumo: This study aimed to analyze the possibility of public policies intended to inclusion would entail the exclusion of students with special needs enrolled in the regular school system from the analysis of the situation in Vitória, capital of Espírito Santo. This input is given from the determination of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN nº 9394/2004) so that special education be provided preferably in regular schools. Based on the analysis of the data provided by the Municipal Department of Education regarding the number of schools in the public school system classified as accessible, it is investigated the way in which this inclusion of people with special needs in the educational scope occurs. As a result, the highlight was the failure of a policy limited to the mere entry of minority group in certain environments, from the point of view of effective inclusion.
id FDV-1_b474e5a73a2a512eb6a85c53314c3995
oai_identifier_str oai:191.252.194.60:fdv/1044
network_acronym_str FDV-1
network_name_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository_id_str
spelling Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicasDireito à educaçãoAcessibilidadePolíticas públicasReconhecimentoCharles TaylorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOThis study aimed to analyze the possibility of public policies intended to inclusion would entail the exclusion of students with special needs enrolled in the regular school system from the analysis of the situation in Vitória, capital of Espírito Santo. This input is given from the determination of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN nº 9394/2004) so that special education be provided preferably in regular schools. Based on the analysis of the data provided by the Municipal Department of Education regarding the number of schools in the public school system classified as accessible, it is investigated the way in which this inclusion of people with special needs in the educational scope occurs. As a result, the highlight was the failure of a policy limited to the mere entry of minority group in certain environments, from the point of view of effective inclusion.Este estudo teve como objetivo analisar a possibilidade de as políticas públicas intencionadas à inclusão acarretarem exclusão de alunos com necessidades específicas que ingressaram na rede regular de ensino a partir da análise da situação no município de Vitória - ES. Tal ingresso se deu a partir da determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN nº 9394/2004) para que a educação especial fosse fornecida preferencialmente nas escolas regulares. Com base na análise dos dados fornecidos pela Secretaria de Municipal de Educação referente à quantidade de escolas da rede pública de ensino classificadas como acessíveis, investiga-se o modo pelo qual se dá esta inclusão das pessoas com necessidades específicas no âmbito educacional. Como resultado, destacou-se a insuficiência de uma política limitada ao mero ingresso de grupo minoritário em determinados ambientes, do ponto de vista de uma efetiva inclusão.Faculdade de Direito de VitoriaBrasilFDV2021-06-28T17:13:20Z2021-02-182021-06-28T17:13:20Z2018-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePINHEIRO, Priscila Tinelli Pinheiro; FARIAS, Rafael Fávero; COURA, Alexandre de Castro. Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas. Revista Jurídica Cesumar, Maringá, v. 18, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/6068/3185.10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-1322176-9184http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044porRevista Jurídica CesumarPinheiro, Priscila TinelliFarias, Rafael FáveroCoura, Alexandre de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitóriainstname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)instacron:FDV2021-06-29T04:01:02Zoai:191.252.194.60:fdv/1044Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttp://www.repositorio.fdv.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-29T04:01:02Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
title Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
spellingShingle Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
Pinheiro, Priscila Tinelli
Direito à educação
Acessibilidade
Políticas públicas
Reconhecimento
Charles Taylor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
title_full Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
title_fullStr Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
title_full_unstemmed Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
title_sort Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas
author Pinheiro, Priscila Tinelli
author_facet Pinheiro, Priscila Tinelli
Farias, Rafael Fávero
Coura, Alexandre de Castro
author_role author
author2 Farias, Rafael Fávero
Coura, Alexandre de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Priscila Tinelli
Farias, Rafael Fávero
Coura, Alexandre de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação
Acessibilidade
Políticas públicas
Reconhecimento
Charles Taylor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
topic Direito à educação
Acessibilidade
Políticas públicas
Reconhecimento
Charles Taylor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description This study aimed to analyze the possibility of public policies intended to inclusion would entail the exclusion of students with special needs enrolled in the regular school system from the analysis of the situation in Vitória, capital of Espírito Santo. This input is given from the determination of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN nº 9394/2004) so that special education be provided preferably in regular schools. Based on the analysis of the data provided by the Municipal Department of Education regarding the number of schools in the public school system classified as accessible, it is investigated the way in which this inclusion of people with special needs in the educational scope occurs. As a result, the highlight was the failure of a policy limited to the mere entry of minority group in certain environments, from the point of view of effective inclusion.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-10
2021-06-28T17:13:20Z
2021-02-18
2021-06-28T17:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Priscila Tinelli Pinheiro; FARIAS, Rafael Fávero; COURA, Alexandre de Castro. Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas. Revista Jurídica Cesumar, Maringá, v. 18, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/6068/3185.
10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132
2176-9184
http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044
identifier_str_mv PINHEIRO, Priscila Tinelli Pinheiro; FARIAS, Rafael Fávero; COURA, Alexandre de Castro. Inclusão excludente: para uma análise crítica da política pública de inclusão dos alunos com necessidades específicas nas escolas públicas. Revista Jurídica Cesumar, Maringá, v. 18, n. 1, p. 109-132, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/6068/3185.
10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132
2176-9184
url http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Jurídica Cesumar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Direito de Vitoria
Brasil
FDV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
instname:Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron:FDV
instname_str Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
instacron_str FDV
institution FDV
reponame_str Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
collection Repositório da Faculdade de Direito de Vitória
repository.name.fl_str_mv Repositório da Faculdade de Direito de Vitória - Faculdade de Direito de Vitória (FDV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813101031247052800