Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Patrícia Celedonio da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Maria Giovanna Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702
Resumo: Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação. 
id FEBAB-1_268ea3baa52f8817ab00d75171f83245
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/702
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informaçãoCompetência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2018-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 n. 2 (2018); 333-3501980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702/1049Copyright (c) 2018 Ana Patrícia Celedonio da Silva, Maria Giovanna Guedes Fariashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Patrícia Celedonio daFarias, Maria Giovanna Guedes2018-05-09T13:38:47Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/702Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-05-09T13:38:47RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
title Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
spellingShingle Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
Silva, Ana Patrícia Celedonio da
Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.
title_short Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
title_full Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
title_fullStr Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
title_full_unstemmed Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
title_sort Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
author Silva, Ana Patrícia Celedonio da
author_facet Silva, Ana Patrícia Celedonio da
Farias, Maria Giovanna Guedes
author_role author
author2 Farias, Maria Giovanna Guedes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Patrícia Celedonio da
Farias, Maria Giovanna Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.
topic Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.
description Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702/1049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Patrícia Celedonio da Silva, Maria Giovanna Guedes Farias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Patrícia Celedonio da Silva, Maria Giovanna Guedes Farias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 n. 2 (2018); 333-350
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319776797294592