Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação. |
id |
FEBAB-1_268ea3baa52f8817ab00d75171f83245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/702 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informaçãoCompetência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar.Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2018-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 n. 2 (2018); 333-3501980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702/1049Copyright (c) 2018 Ana Patrícia Celedonio da Silva, Maria Giovanna Guedes Fariashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Patrícia Celedonio daFarias, Maria Giovanna Guedes2018-05-09T13:38:47Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/702Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2018-05-09T13:38:47RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
title |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
spellingShingle |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação Silva, Ana Patrícia Celedonio da Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar. |
title_short |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
title_full |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
title_fullStr |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
title_full_unstemmed |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
title_sort |
Competência em informação: uma análise sobre a prática do bibliotecário escolar durante o processo de busca da informação |
author |
Silva, Ana Patrícia Celedonio da |
author_facet |
Silva, Ana Patrícia Celedonio da Farias, Maria Giovanna Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Maria Giovanna Guedes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Patrícia Celedonio da Farias, Maria Giovanna Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar. |
topic |
Competência em informação. Bibliotecário escolar. Biblioteca escolar. |
description |
Trata-se de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as competências em informação do bibliotecário escolar durante atendimento ao usuário, a fim de verificar se as ações empreendidas por esse profissional estimulam os alunos a se tornarem competentes. Utilizou-se como aporte metodológico a abordagem qualitativa e o método de pesquisa exploratória. Para coleta de dados fez-se uso de roteiro de entrevista elaborado a partir da criação de padrões e indicadores adaptados do Guia de Bibliotecas Escolares da Alfin. A técnica de análise de dados escolhida foi análise de conteúdo de Bardin com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram que é necessário o aprendizado constante por parte do bibliotecário escolar, desenvolvendo e aprimorando suas competências em informação e internalizando suas ações. Conclui-se que a preocupação do bibliotecário em inserir o aluno durante todo o processo de pesquisa, faz com que ele possa compreender o que está fazendo, e com a experiência em realizar pesquisas na biblioteca, esse aluno poderá se tornar autônomo no processo de pesquisa. Compreende-se que, com essa ação conjunta, o bibliotecário estará estimulando os alunos a se tornarem competentes em informação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/702/1049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Patrícia Celedonio da Silva, Maria Giovanna Guedes Farias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ana Patrícia Celedonio da Silva, Maria Giovanna Guedes Farias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14 n. 2 (2018); 333-350 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319776797294592 |