Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901 |
Resumo: | Resumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta área |
id |
UEL_cf041690eb497c96d901d954f18db8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9901 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informaçãoBiblioteca escolarBibliotecário escolarAtuaçãoBibliotecário escolarCompetência em informaçãoSchool LibrarySchool Librarian - PerformanceSchool Librarian - Information LiteracyResumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta áreaDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The school library has undergone significant changes throughout history from the perspective of education At the same time, the school librarian observed that his practices, skills and responsibilities were influenced by such changes, making him reflect, and include in his work, studies that contemplate theories for his professional improvement The information literacy is presented in this scenario, as an alternative, adding possibilities for personal and professional transformation In this sense, it proposes to raise, through literature and documents, the activities developed by school librarians, relating the doing with the four dimensions of information competence Its methodological approach will be bibliographic and documentary with a qualitative nature, and the method of content analysis was chosen for the investigation of the documents chosen to assist in reaching the raised questions Among the analyzed documents it was possible to verify that despite the literature addressing the practices of making school librarians, contemplating the technical, aesthetic, ethical and poetic dimensions, the analyzed documents mostly contemplated the technical, ethical and political dimensions, addressing little about the aesthetic dimension, which refers to the creative context of professional performance Note that at the international level, some documents complement the four information literacy, but at the national level, we still have a lot to grow in this areaCavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]Alcará, Adriana RoseclerMata, Marta Leandro daCristovam, Poliana Fragatti2024-05-01T12:12:34Z2024-05-01T12:12:34Z2020.0015.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
title |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
spellingShingle |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação Cristovam, Poliana Fragatti Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Atuação Bibliotecário escolar Competência em informação School Library School Librarian - Performance School Librarian - Information Literacy |
title_short |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
title_full |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
title_fullStr |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
title_full_unstemmed |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
title_sort |
Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação |
author |
Cristovam, Poliana Fragatti |
author_facet |
Cristovam, Poliana Fragatti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador] Alcará, Adriana Rosecler Mata, Marta Leandro da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristovam, Poliana Fragatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Atuação Bibliotecário escolar Competência em informação School Library School Librarian - Performance School Librarian - Information Literacy |
topic |
Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Atuação Bibliotecário escolar Competência em informação School Library School Librarian - Performance School Librarian - Information Literacy |
description |
Resumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta área |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.12.2020 2020.00 2024-05-01T12:12:34Z 2024-05-01T12:12:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Informação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823294165090304 |