Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristovam, Poliana Fragatti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901
Resumo: Resumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta área
id UEL_cf041690eb497c96d901d954f18db8d4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9901
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informaçãoBiblioteca escolarBibliotecário escolarAtuaçãoBibliotecário escolarCompetência em informaçãoSchool LibrarySchool Librarian - PerformanceSchool Librarian - Information LiteracyResumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta áreaDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The school library has undergone significant changes throughout history from the perspective of education At the same time, the school librarian observed that his practices, skills and responsibilities were influenced by such changes, making him reflect, and include in his work, studies that contemplate theories for his professional improvement The information literacy is presented in this scenario, as an alternative, adding possibilities for personal and professional transformation In this sense, it proposes to raise, through literature and documents, the activities developed by school librarians, relating the doing with the four dimensions of information competence Its methodological approach will be bibliographic and documentary with a qualitative nature, and the method of content analysis was chosen for the investigation of the documents chosen to assist in reaching the raised questions Among the analyzed documents it was possible to verify that despite the literature addressing the practices of making school librarians, contemplating the technical, aesthetic, ethical and poetic dimensions, the analyzed documents mostly contemplated the technical, ethical and political dimensions, addressing little about the aesthetic dimension, which refers to the creative context of professional performance Note that at the international level, some documents complement the four information literacy, but at the national level, we still have a lot to grow in this areaCavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]Alcará, Adriana RoseclerMata, Marta Leandro daCristovam, Poliana Fragatti2024-05-01T12:12:34Z2024-05-01T12:12:34Z2020.0015.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
title Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
spellingShingle Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
Cristovam, Poliana Fragatti
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Atuação
Bibliotecário escolar
Competência em informação
School Library
School Librarian - Performance
School Librarian - Information Literacy
title_short Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
title_full Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
title_fullStr Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
title_full_unstemmed Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
title_sort Perfil do bibliotecário escolar na perspectiva das quatro dimensões da competência em informação
author Cristovam, Poliana Fragatti
author_facet Cristovam, Poliana Fragatti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]
Alcará, Adriana Rosecler
Mata, Marta Leandro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristovam, Poliana Fragatti
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Atuação
Bibliotecário escolar
Competência em informação
School Library
School Librarian - Performance
School Librarian - Information Literacy
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Atuação
Bibliotecário escolar
Competência em informação
School Library
School Librarian - Performance
School Librarian - Information Literacy
description Resumo: A biblioteca escolar perpassou por significativas mudanças durante a história na perspectiva da educação Paralelamente, o bibliotecário escolar observou suas práticas, habilidades e responsablidades serem influenciadas por tais mudanças, fazendo-o refletir e inserir em sua atuação, estudos que contemplassem teorias para seu aperfeiçoamento profissional A competência em informação é apresentada, neste cenário, como alternativa, agregando possibilidades para transformação pessoal e profissional Nesse sentido, levantou-se por meio da literatura e de documentos, as atividades desenvolvidas por bibliotecários escolares, relacionando o fazer com as quatro dimensões da competência em informação Sua abordagem metodológica foi a bibliográfica e documental com natureza qualitativa, optando-se pelo método de análise de conteúdo para a investigação dos documentos escolhidos para auxiliar no alcance dos questionamentos levantados Entre os documentos analisados, foi possível averigar que apesar de a literatura abordar sobre as práticas do fazer bibliotecário escolar, contemplando as dimensões técnica, estética, ética e política, os documentos analisados envolvem, em sua grande maioria, as dimensões técnica, ética e política, abordando pouco sobre a dimensão estética, que se refere ao contexto criativo da atuação profissional Nota que em âmbito internacional alguns documentos completam as quatro dimensões da competência em informação, mas em esfera nacional ainda há muito a crescer nesta área
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.12.2020
2020.00
2024-05-01T12:12:34Z
2024-05-01T12:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Informação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294165090304