A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ariane Callott
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mata, Marta Leandro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.
id FEBAB-1_2adf48eac69df455f67419af172efb6d
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1842
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ESMediação da InformaçãoBiblioteca escolarBibliotecário escolarAuxiliares de bibliotecaVila VelhaEspírito Santo.Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842/1399Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ariane CallottMata, Marta Leandro da2022-09-03T17:11:16Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1842Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:16RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
title A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
spellingShingle A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
Nascimento, Ariane Callott
Mediação da Informação
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Auxiliares de biblioteca
Vila Velha
Espírito Santo.
title_short A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
title_full A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
title_fullStr A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
title_full_unstemmed A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
title_sort A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
author Nascimento, Ariane Callott
author_facet Nascimento, Ariane Callott
Mata, Marta Leandro da
author_role author
author2 Mata, Marta Leandro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ariane Callott
Mata, Marta Leandro da
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação da Informação
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Auxiliares de biblioteca
Vila Velha
Espírito Santo.
topic Mediação da Informação
Biblioteca escolar
Bibliotecário escolar
Auxiliares de biblioteca
Vila Velha
Espírito Santo.
description Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842/1399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-19
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1766785677937082368