A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares. |
id |
FEBAB-1_2adf48eac69df455f67419af172efb6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1842 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ESMediação da InformaçãoBiblioteca escolarBibliotecário escolarAuxiliares de bibliotecaVila VelhaEspírito Santo.Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-191980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842/1399Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Ariane CallottMata, Marta Leandro da2022-09-03T17:11:16Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1842Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2022-09-03T17:11:16RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
title |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
spellingShingle |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES Nascimento, Ariane Callott Mediação da Informação Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Auxiliares de biblioteca Vila Velha Espírito Santo. |
title_short |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
title_full |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
title_fullStr |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
title_full_unstemmed |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
title_sort |
A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES |
author |
Nascimento, Ariane Callott |
author_facet |
Nascimento, Ariane Callott Mata, Marta Leandro da |
author_role |
author |
author2 |
Mata, Marta Leandro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ariane Callott Mata, Marta Leandro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação da Informação Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Auxiliares de biblioteca Vila Velha Espírito Santo. |
topic |
Mediação da Informação Biblioteca escolar Bibliotecário escolar Auxiliares de biblioteca Vila Velha Espírito Santo. |
description |
Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842/1399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-19 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1766785677937082368 |