COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hatschbach, Maria Helena de Lima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Olinto, Gilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
Texto Completo: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64
Resumo: O artigo apresenta a evolução do enfoque do conceito, dos estudos e das práticas de Competência em Informação (Information Literacy) nos últimos trinta anos, numa trajetória que aborda desde o desenvolvimento de habilidades no uso de ‘fontes de informação’, de ‘técnicas e métodos de estudo e pesquisa’, de ‘tecnologias de informação e comunicação’, até a instrução bibliográfica e mesmo questões de ordem ética (direito autoral) e social (inclusão digital). A América Latina começa a se inserir e a atuar neste campo de maneira mais efetiva, em termos de programas institucionais e pesquisas acadêmicas, o que contribui para abordagens amplas e transdisciplinares do tema, sobretudo no contexto acadêmico do ensino em seus diversos níveis. Como a avaliação da Competência em Informação de estudantes está sendo ou pode vir a ser abordada em estudos e práticas, especialmente de universitários, ela é um dos aspectos enfatizados neste trabalho. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação nesta área oferece insumos para a mensuração dos resultados, reforça as práticas exitosas e propõe novos caminhos para a implementação de ações em Ciência da Informação.
id FEBAB-1_379a00665ee81600dd9c78887ae6e412
oai_identifier_str oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/64
network_acronym_str FEBAB-1
network_name_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHASO artigo apresenta a evolução do enfoque do conceito, dos estudos e das práticas de Competência em Informação (Information Literacy) nos últimos trinta anos, numa trajetória que aborda desde o desenvolvimento de habilidades no uso de ‘fontes de informação’, de ‘técnicas e métodos de estudo e pesquisa’, de ‘tecnologias de informação e comunicação’, até a instrução bibliográfica e mesmo questões de ordem ética (direito autoral) e social (inclusão digital). A América Latina começa a se inserir e a atuar neste campo de maneira mais efetiva, em termos de programas institucionais e pesquisas acadêmicas, o que contribui para abordagens amplas e transdisciplinares do tema, sobretudo no contexto acadêmico do ensino em seus diversos níveis. Como a avaliação da Competência em Informação de estudantes está sendo ou pode vir a ser abordada em estudos e práticas, especialmente de universitários, ela é um dos aspectos enfatizados neste trabalho. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação nesta área oferece insumos para a mensuração dos resultados, reforça as práticas exitosas e propõe novos caminhos para a implementação de ações em Ciência da Informação.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 20-341980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64/78Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHatschbach, Maria Helena de LimaOlinto, Gilda2008-09-05T12:40:45Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/64Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2008-09-05T12:40:45RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
title COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
spellingShingle COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
Hatschbach, Maria Helena de Lima
title_short COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
title_full COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
title_fullStr COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
title_full_unstemmed COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
title_sort COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
author Hatschbach, Maria Helena de Lima
author_facet Hatschbach, Maria Helena de Lima
Olinto, Gilda
author_role author
author2 Olinto, Gilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hatschbach, Maria Helena de Lima
Olinto, Gilda
description O artigo apresenta a evolução do enfoque do conceito, dos estudos e das práticas de Competência em Informação (Information Literacy) nos últimos trinta anos, numa trajetória que aborda desde o desenvolvimento de habilidades no uso de ‘fontes de informação’, de ‘técnicas e métodos de estudo e pesquisa’, de ‘tecnologias de informação e comunicação’, até a instrução bibliográfica e mesmo questões de ordem ética (direito autoral) e social (inclusão digital). A América Latina começa a se inserir e a atuar neste campo de maneira mais efetiva, em termos de programas institucionais e pesquisas acadêmicas, o que contribui para abordagens amplas e transdisciplinares do tema, sobretudo no contexto acadêmico do ensino em seus diversos níveis. Como a avaliação da Competência em Informação de estudantes está sendo ou pode vir a ser abordada em estudos e práticas, especialmente de universitários, ela é um dos aspectos enfatizados neste trabalho. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação nesta área oferece insumos para a mensuração dos resultados, reforça as práticas exitosas e propõe novos caminhos para a implementação de ações em Ciência da Informação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64
url https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64/78
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
publisher.none.fl_str_mv Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 20-34
1980-6949
0100-0691
reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron:FEBAB
instname_str Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
instacron_str FEBAB
institution FEBAB
reponame_str RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
collection RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)
repository.name.fl_str_mv RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com
_version_ 1798319775181438976