COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64 |
Resumo: | O artigo apresenta a evolução do enfoque do conceito, dos estudos e das práticas de Competência em Informação (Information Literacy) nos últimos trinta anos, numa trajetória que aborda desde o desenvolvimento de habilidades no uso de ‘fontes de informação’, de ‘técnicas e métodos de estudo e pesquisa’, de ‘tecnologias de informação e comunicação’, até a instrução bibliográfica e mesmo questões de ordem ética (direito autoral) e social (inclusão digital). A América Latina começa a se inserir e a atuar neste campo de maneira mais efetiva, em termos de programas institucionais e pesquisas acadêmicas, o que contribui para abordagens amplas e transdisciplinares do tema, sobretudo no contexto acadêmico do ensino em seus diversos níveis. Como a avaliação da Competência em Informação de estudantes está sendo ou pode vir a ser abordada em estudos e práticas, especialmente de universitários, ela é um dos aspectos enfatizados neste trabalho. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação nesta área oferece insumos para a mensuração dos resultados, reforça as práticas exitosas e propõe novos caminhos para a implementação de ações em Ciência da Informação. |
id |
FEBAB-1_379a00665ee81600dd9c78887ae6e412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/64 |
network_acronym_str |
FEBAB-1 |
network_name_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHASO artigo apresenta a evolução do enfoque do conceito, dos estudos e das práticas de Competência em Informação (Information Literacy) nos últimos trinta anos, numa trajetória que aborda desde o desenvolvimento de habilidades no uso de ‘fontes de informação’, de ‘técnicas e métodos de estudo e pesquisa’, de ‘tecnologias de informação e comunicação’, até a instrução bibliográfica e mesmo questões de ordem ética (direito autoral) e social (inclusão digital). A América Latina começa a se inserir e a atuar neste campo de maneira mais efetiva, em termos de programas institucionais e pesquisas acadêmicas, o que contribui para abordagens amplas e transdisciplinares do tema, sobretudo no contexto acadêmico do ensino em seus diversos níveis. Como a avaliação da Competência em Informação de estudantes está sendo ou pode vir a ser abordada em estudos e práticas, especialmente de universitários, ela é um dos aspectos enfatizados neste trabalho. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação nesta área oferece insumos para a mensuração dos resultados, reforça as práticas exitosas e propõe novos caminhos para a implementação de ações em Ciência da Informação.Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 20-341980-69490100-0691reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online)instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)instacron:FEBABporhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64/78Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHatschbach, Maria Helena de LimaOlinto, Gilda2008-09-05T12:40:45Zoai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/64Revistahttps://rbbd.febab.org.br/rbbdhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com1980-69490100-0691opendoar:2008-09-05T12:40:45RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
title |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
spellingShingle |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS Hatschbach, Maria Helena de Lima |
title_short |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
title_full |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
title_fullStr |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
title_sort |
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CAMINHOS PERCORRIDOS E NOVAS TRILHAS |
author |
Hatschbach, Maria Helena de Lima |
author_facet |
Hatschbach, Maria Helena de Lima Olinto, Gilda |
author_role |
author |
author2 |
Olinto, Gilda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hatschbach, Maria Helena de Lima Olinto, Gilda |
description |
O artigo apresenta a evolução do enfoque do conceito, dos estudos e das práticas de Competência em Informação (Information Literacy) nos últimos trinta anos, numa trajetória que aborda desde o desenvolvimento de habilidades no uso de ‘fontes de informação’, de ‘técnicas e métodos de estudo e pesquisa’, de ‘tecnologias de informação e comunicação’, até a instrução bibliográfica e mesmo questões de ordem ética (direito autoral) e social (inclusão digital). A América Latina começa a se inserir e a atuar neste campo de maneira mais efetiva, em termos de programas institucionais e pesquisas acadêmicas, o que contribui para abordagens amplas e transdisciplinares do tema, sobretudo no contexto acadêmico do ensino em seus diversos níveis. Como a avaliação da Competência em Informação de estudantes está sendo ou pode vir a ser abordada em estudos e práticas, especialmente de universitários, ela é um dos aspectos enfatizados neste trabalho. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação nesta área oferece insumos para a mensuração dos resultados, reforça as práticas exitosas e propõe novos caminhos para a implementação de ações em Ciência da Informação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64 |
url |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/64/78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
publisher.none.fl_str_mv |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 4 n. 1 (2008); 20-34 1980-6949 0100-0691 reponame:RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) instname:Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) instacron:FEBAB |
instname_str |
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
instacron_str |
FEBAB |
institution |
FEBAB |
reponame_str |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
collection |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbbd@rbbd.febab.org.br|| jorge.exlibris@gmail.com |
_version_ |
1798319775181438976 |